Pe­zão te­ria con­ti­nu­a­do cri­mes de Ca­bral

De­cre­to de pri­são emi­ti­do pe­lo mi­nis­tro Fé­lix Fis­cher, do STJ, mos­tra que go­ver­na­dor man­te­ve prá­ti­ca cri­mi­no­sa

O Dia - - RIO DE JANEIRO -

“O go­ver­na­dor Luiz Fer­nan­do de Sou­za (Pe­zão) deu con­ti­nui­da­de aos cri­mes pra­ti­ca­dos pe­la Or­crim li­de­ra­da por Ca­bral e de­sen­vol­veu es­que­ma autô­no­mo de cor­rup­ção, des­vio de di­nhei­ro e ou­tros cri­mes cor­re­la­tos”. A acu­sa­ção es­tá des­ta­ca­da em ne­gri­to no de­cre­to de pri­são do go­ver­na­dor, as­si­na­do pe­lo mi­nis­tro Fé­lix Fis­cher, do Su­pe­ri­or Tri­bu­nal de Jus­ti­ça (STJ).

Se­gun­do o de­cre­to, as pro­vas que com­pro­me­tem Pe­zão são ro­bus­tas. Uma de­las é a de­la­ção pre­mi­a­da do co­la­bo­ra­dor Carlos Mi­ran­da, ope­ra­dor fi­nan­cei­ro de Ca­bral, que ga­nhou o be­ne­fí­cio de cum­prir a pe­na de dois anos em pri­são do­mi­ci­li­ar. Mi­ran­da vol­tou pa­ra casa no do­min­go re­tra­sa­do.

Se­gun­do uma pes­soa ci­ta­da, Pe­zão ti­nha cin­co co­di­no­mes na pla­ni­lha de pro­pi­na da qua­dri­lha: Big Fo­ot, Pé, Pe­zo­na, Cin­di e Cin­de­re­la, que re­ce­be­ram 25 pa­ga­men­tos, en­tre 2012 e 2014, so­man­do R$ 2,2 mi­lhões. En­tre ju­nho de 2014 e ju­nho de 2015, Pe­zão re­ce­beu R$ 11,4 mi­lhões da Fe­trans­por. O de­cre­to de pri­são tam­bém re­ve­la que o go­ver­na­dor atu­a­va pa­ra fa­ci­li­tar a vi­da de Ca­bral na ca­deia. Em uma con­ver­sa te­lefô­ni­ca com um in­ter­lo­cu­tor iden­ti­fi­ca­do co­mo Ri­car­do, Pe­zão se com­pro­me­te a fa­lar com o di­re­tor da ca­deia pa­ra que Ca­bral, man­da­do pa­ra o iso­la­men­to por se re­cu­sar a fi­car de fren­te pa­ra a pa­re­de du­ran­te ins­pe­ção do Mi­nis­té­rio Pú­bli­co, re­tor­nas­se à ala da pri­são que di­vi­de com os ou­tros pre­sos da Lava Ja­to. “Vou en­trar no cir­cui­to”, pro­me­teu Pe­zão.

Além do go­ver­na­dor, fo­ram de­cre­ta­das as pri­sões de seus se­cre­tá­ri­os Jo­sé Iran Pei­xo­to Jú­ni­or (Obras) e Af­fon­so Hen­ri­ques Mon­ne­rat (Go­ver­no, já pre­so), do su­pos­to ope­ra­dor fi­nan­cei­ro, Mar­ce­lo Santos Amo­rim, o Mar­ce­li­nho, que é ca­sa­do com Lui­za Can­ti­e­ro Jar­dim de Cam­pos Amo­rim, so­bri­nha da es­po­sa de Pe­zão; Luiz Carlos Vi­dal Bar­ro­so, o Lui­si­nho, ser­vi­dor que tam­bém re­co­lhia di­nhei­ro pa­ra Pe­zão; e dos em­pre­sá­ri­os Cláu­dio Fer­nan­des Vi­dal, Luís Alberto Go­mes Gon­çal­ves, e os ir­mãos Luís Fer­nan­do e Ce­sar Au­gus­to Cra­vei­ro de Amo­rim.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.