Pri­são re­per­cu­te no mun­do

Pu­bli­ca­ções in­ter­na­ci­o­nais des­ta­cam a ida do go­ver­na­dor do es­ta­do pa­ra a ca­deia

O Dia - - RIO DE JANEIRO -

Apri­são do go­ver­na­dor Luiz Fer­nan­do Pe­zão (MDB) no iní­cio da ma­nhã de on­tem pe­la Po­lí­cia Fe­de­ral re­per­cu­tiu nos prin­ci­pais veí­cu­los da im­pren­sa in­ter­na­ci­o­nal. Nos Es­ta­dos Uni­dos, por exem­plo, o si­te do tra­di­ci­o­nal jor­nal The New York Times pu­bli­cou uma re­por­ta­gem da agên­cia fran­ce­sa Reu­ters em que diz que o che­fe do Exe­cu­ti­vo flu­mi­nen­se foi pre­so por su­pos­ta­men­te ter re­ce­bi­do, des­de 2007, cer­ca de US$ 10 mi­lhões em su­bor­nos, au­men­tan­do o nú­me­ro de de­ten­ções por cor­rup­ção de al­tos car­gos po­lí­ti­cos.

Na In­gla­ter­ra, a ver­são ele­trô­ni­ca da tam­bém tra­di­ci­o­nal des­ta­cou que Luiz Fer­nan­do Pe­zão é o mais re­cen­te po­lí­ti­co a ser de­ti­do co­mo par­te da Operação Lava Ja­to. “Uma in­ves­ti­ga­ção de cor­rup­ção que re­sul­tou na pri­são de uma lon­ga lis­ta de po­lí­ti­cos e em­pre­sá­ri­os de alto es­ca­lão”, des­cre­veu a re­por­ta­gem da pu­bli­ca­ção in­gle­sa.

Já o jor­nal ar­gen­ti­no Cla­rín co­men­tou que o go­ver­na­dor “vi­ve­rá um fi­nal me­lan­có­li­co de sua ad­mi­nis­tra­ção”. A pu­bli­ca­ção tam­bém re­lem­brou o his­tó­ri­co po­lí­ti­co de Pe­zão, a sua pas­sa­gem pe­la Se­cre­ta­ria de Obras na ges­tão do ex­go­ver­na­dor Sér­gio Ca­bral, en­tre 2007 e 2014, as­su­min­do, em se­gui­da, o go­ver­no do Es­ta­do do Rio.

A re­por­ta­gem do jor­nal fran­cês Le Mon­de des­ta­cou que Luiz Fer­nan­do Pe­zão te­ria re­ce­bi­do su­bor­nos de cer­ca de R$ 40 mi­lhões (o equi­va­len­te à cer­ca de 9 mi­lhões de eu­ros) en­tre 2007 e 2015, con­for­me a Po­lí­cia Fe­de­ral, que pren­deu o go­ver­na­dor.

O por­tu­guês Pú­bli­co res­sal­tou que Pe­zão “te­ria da­do apoio po­lí­ti­co a ou­tros mem­bros da or­ga­ni­za­ção e, por is­so, te­ria re­ce­bi­do va­lo­res vul­to­sos des­vi­a­dos dos co­fres pú­bli­cos e que fo­ram ob­je­to de pos­te­ri­or la­va­gem”.

RE­PRO­DU­ÇÃO

O si­te da BBC pu­bli­cou que Pe­zão é o mais re­cen­te al­vo da Lava Ja­to

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.