Obras em igre­ja tom­ba­da en­tram na mi­ra do MPRJ

Cú­pu­la ca­tó­li­ca te­rá que ex­pli­car in­ter­ven­ção em al­tar da Ma­triz de Bar­ra Man­sa

O Dia - - RIO DE JANEIRO - FRAN­CIS­CO ED­SON AL­VES fal­[email protected]

OMi­nis­té­rio Pú­bli­co Es­ta­du­al (MPRJ), atra­vés dos Di­rei­tos Di­fu­sos e Co­le­ti­vos à Pro­te­ção de Pa­trimô­ni­os, vai co­brar ex­pli­ca­ções da Ar­qui­di­o­ce­se de Bar­ra do Pi­raíVol­ta Re­don­da e da Pa­ró­quia de São Se­bas­tião, em Bar­ra Man­sa, no Sul Flu­mi­nen­se, so­bre as obras ini­ci­a­das no al­tar da igre­ja ma­triz (de 1859). O tem­plo é tom­ba­do co­mo Pa­trimô­nio His­tó­ri­co Mu­ni­ci­pal. Ho­je, às 9h, o pre­si­den­te da Fun­da­ção Mu­ni­ci­pal de Cul­tu­ra, Mar­ce­lo Bra­vo, em reu­nião aber­ta ao pú­bli­co, tam­bém co­bra­rá ex­pli­ca­ções ao pá­ro­co.

“A pa­ró­quia co­me­teu in­fra­ção ao ig­no­rar a lei de tom­ba­men­to (4.492/2015)”, afir­ma o ad­vo­ga­do Ri­car­do Ma­ci­el. Na quar­ta-fei­ra, a re­por­ta­gem do DIA cons­ta­tou que os ser­vi­ços es­ta­vam pa­ra­li­sa­dos.

A in­ten­ção da cú­pu­la da igre­ja de subs­ti­tuir o pai­nel sa­cro, de me­a­dos de sé­cu­lo pas­sa­do, ain­da in­tac­to — ape­sar de a fren­te do al­tar já es­tar des­truí­da —, se trans­for­mou em uma cri­se sem pre­ce­den­tes en­tre fiéis, com apoio de al­guns pa­dres e a Cú­ria, que tem o ita­li­a­no

A fal­ta de trans­pa­rên­cia e ex­pli­ca­ções so­bre pai­néis ir­ri­ta­ram fiéis e au­to­ri­da­des

Fran­cis­co Bi­a­sin co­mo bis­po. De mi­le­nar ar­te ára­be-por­tu­gue­sa, em azu­le­jos vi­tri­fi­ca­dos, o pai­nel não tem pro­ble­ma es­tru­tu­ral. O bis­po e o pá­ro­co são acu­sa­dos de “im­pli­car com o de­se­nho do an­ti­go pai­nel”, su­pos­ta­men­te por atri­buí­rem a ele, “ins­pi­ra­ção maçô­ni­ca”.

Nas re­des so­ci­ais, as crí­ti­cas a Bi­a­sin e Mi­lan pe­la “obra des­ne­ces­sá­ria” se mul­ti­pli­cam. A di­re­ção da pa­ró­quia pos­tou ima­gem de um no­vo pai­nel, sem fa­lar em cus­tos e on­de tal es­tru­tu­ra se­rá ins­ta­la­da, con­for­me o DIA vem co­bran­do.

“Ape­nas uma lin­da pro­pos­ta pa­ra ce­le­brar 180 anos da ma­triz, sem de­mo­lir ou to­car no an­ti­go pai­nel”, diz o tex­to aci­ma da ima­gem. Em se­gui­da, en­tre­tan­to, de­ze­nas de pro­tes­tos fo­ram pos­ta­dos. “De­ci­são ar­bi­trá­ria e lamentável”, pos­tou Sér­gio Re­sen­de. “Gas­to des­ne­ces­sá­rio”, es­cre­veu Cé­lia Har­tung.

Ho­je, as­si­na­tu­ras pa­ra um abai­xo-as­si­na­do que se­rá en­ca­mi­nha­do ao Pa­pa Fran­cis­co se­rão co­le­ta­das en­tre 8h e 11h na Pra­ça da Ma­triz. Ama­nhã, às 10h, de­vo­tos pro­me­tem par­ti­ci­par do Abra­ço à Ma­triz e ame­a­çam fa­zer vi­gí­lia per­ma­nen­te pa­ra im­pe­dir o avan­ço das obras.

RE­PRO­DU­ÇÃO/FA­CE­BO­OK DA PA­RÓ­QUIA DE SÃO SE­BAS­TIÃO

Pa­ró­quia in­for­ma que não vai de­mo­lir o atu­al pai­nel, mas pos­tou ima­gem de um no­vo: con­tra­di­ção

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.