Over­do­se ma­ta mais que HIV nos EUA

O Dia - - MUNDO - > Washing­ton, Es­ta­dos Uni­dos

Os Es­ta­dos Uni­dos en­fren­tam que­da no ín­di­ce de ex­pec­ta­ti­va de vi­da, des­de 2017. Em com­pa­ra­ção ao ano de 2014, o país te­ve uma re­du­ção agra­va­da pe­lo au­men­to de sui­cí­di­os e de ca­sos de over­do­se de dro­gas, in­for­mou on­tem o go­ver­no ame­ri­ca­no.

O le­van­ta­men­to apon­ta que, em 2017, a ex­pec­ta­ti­va de vi­da da mu­lher ame­ri­ca­na era de 81,1, en­quan­to a do ho­mem era de 76,1 anos. A mé­dia de ida­de pa­ra a po­pu­la­ção te­ve uma que­da, em com­pa­ra­ção a 2014, de 78,9 anos pa­ra 78,6 anos.

Os ca­sos de over­do­se de dro­gas, so­bre­tu­do opiá­ce­os, ga­nha­ram for­ça nos úl­ti­mos qua­tro anos, com cer­ca de 70 mil ame­ri­ca­nos mor­tos. A si­tu­a­ção po­de ser com­pa­ra­da ao au­ge da epi­de­mia de HIV, que aca­bou ra­pi­da­men­te no país. A es­pe­ran­ça do go­ver­no ame­ri­ca­no é que a cri­se das over­do­ses te­nha o mes­mo fim. Al­guns es­ta­dos, a exem­plo, de No­va York, es­tu­dam pro­gra­mas de tro­ca de opiá­ce­os por ma­ri­ju­a­na, me­nos da­no­sa.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.