O Dia

PRESO EM EXERCÍCIO

Todos os quatro governador­es eleitos nos últimos 20 anos no Rio foram detidos

-

Pezão passa a integrar uma lista nada honrosa: a de governador­es eleitos que foram presos. Ele se destaca no grupo por ter sido o único a parar na prisão durante o exercício do mandato.

Todos os governador­es eleitos nos últimos 20 anos foram parar atrás das grades. O primeiro deles foi Anthony Garotinho, que governou o estado entre 1999 e abril de 2002, quando saiu para disputar a presidênci­a. A sua vice, Benedita da Silva, assumiu o governo até o fim do mandato, em dezembro de 2002.

Garotinho foi preso um dia antes de Cabral, em 16 de novembro de 2016, acusado de fraudar o Programa Cheque Cidadão. Cabral, que chegou a zombar da prisão de Garotinho (seu inimigo político) foi preso na Operação Calicute e de lá para cá, denunciado em 25 processos e com condenaçõe­s que beiram os 200 anos de prisão.

Rosinha Garotinho, que foi eleita em 2002 e governou até 2006, quando foi sucedida por Cabral, foi presa ano passado, por crimes eleitorais. Ela esteve na mesma cela da ex-primeira-dama, mulher de Cabral, a advogada Adriana Ancelmo, hoje em prisão domiciliar.

Assim como os chefes do Executivo, os do Legislativ­o fluminense não escaparam. Todos os presidente­s da Alerj desde 1995 estão presos: Cabral, Jorge Picciani e Paulo Mello.

 ?? (RODRIGO FELIX LEAL / GAZETA DO POVO, SEVERINO SILVA, ARMANDO PAIVA, RODRIGO MENEZES ?? Cabral e Pezão estão presos. Garotinho e Rosinha foram soltos
(RODRIGO FELIX LEAL / GAZETA DO POVO, SEVERINO SILVA, ARMANDO PAIVA, RODRIGO MENEZES Cabral e Pezão estão presos. Garotinho e Rosinha foram soltos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil