Marielle: Po­lí­cia sa­be que as­sas­si­nos são ser­vi­do­res da Se­cre­ta­ria de Se­gu­ran­ça

Cri­mi­no­sos fo­ram con­tra­ta­dos na De­ep Web, es­pa­ço da in­ter­net on­de ban­di­dos atu­am sob ano­ni­ma­to

O Dia - - RIO DE JA­NEI­RO - RA­FA­EL NAS­CI­MEN­TO ra­fa­el.nas­ci­men­[email protected]

Após dez me­ses do as­sas­si­na­to da ve­re­a­do­ra e do mo­to­ris­ta An­der­son Go­mes, po­lí­cia con­clui que ma­ta­do­res são dos qua­dros da Se­gu­ran­ça Pú­bli­ca Num es­que­ma so­fis­ti­ca­do, as­sas­si­nos fo­ram con­tra­ta­dos na de­ep web, área obs­cu­ra da in­ter­net em que é mais fá­cil man­ter o ano­ni­ma­to Go­ver­na­dor do Rio, Wil­son Wit­zel sur­pre­en­de e an­te­ci­pa pa­ra se­gun­da­fei­ra ex­tin­ção da Se­cre­ta­ria de Se­gu­ran­ça Pú­bli­ca.

APo­lí­cia Ci­vil tem pro­vas de que os as­sas­si­nos da ve­re­a­do­ra do Psol Marielle Fran­co e do mo­to­ris­ta de­la, An­der­son Pe­dro Go­mes, fa­zem par­te dos qua­dros da Se­cre­ta­ria de Se­gu­ran­ça Pú­bli­ca do Rio. Ocor­ri­do em 14 de mar­ço de 2018, o cri­me te­ria si­do co­me­ti­do por ser­vi­do­res ex­cluí­dos da pas­ta e por pes­so­al da ati­va. Se­gun­do fon­tes do go­ver­no, os cri­mi­no­sos fa­zem par­te do gru­po co­nhe­ci­do co­mo ‘Es­cri­tó­rio do cri­me’ e fo­ram con­tra­ta­dos via De­ep Web, zo­na da in­ter­net on­de o usuá­rio tem mais fa­ci­li­da­de pa­ra man­ter o ano­ni­ma­to e, as­sim, co­me­ter cri­mes. Os in­ves­ti­ga­do­res ape­li­da­ram es­se es­pa­ço de ‘De­ep Web do cri­me’.

Os as­sas­si­na­tos com­ple­tem dez me­ses na se­gun­da­fei­ra. Po­li­ci­ais ou­vi­dos pe­lo DIA acre­di­tam que uma so­lu­ção es­te­ja pró­xi­ma. A De­le­ga­cia de Ho­mi­cí­di­os (DH) da Bar­ra da Ti­ju­ca já co­lheu de­ze­nas de de­poi­men­tos, in­clu­si­ve de al­guns po­li­ci­ais mi­li­ta­res que de­ram de­ta­lhes so­bre a atu­a­ção do gru­po en­vol­vi­do. O prin­ci­pal tes­te­mu­nho foi de um ofi­ci­al da PM.

Pa­ra ob­ter ra­pi­dez na in­ves­ti­ga­ção, de­le­ga­do atu­a­rá ex­clu­si­va­men­te no ca­so Marielle

Os po­li­ci­ais sa­bem que ha­via três ho­mens no car­ro Co­balt pra­ta clo­na­do usa­do pe­los as­sas­si­nos no dia do cri­me: o mo­to­ris­ta, um ca­ro­na e ou­tro ho­mem no ban­co de trás, que efe­tu­ou os dis­pa­ros con­tra Marielle e An­der­son.

Um dos sus­pei­tos de ser o man­dan­te do du­plo ho­mi­cí­dio é o ve­re­a­dor Mar­cel­lo Si­ci­li­a­no (PHS). Ele já pres­tou de­poi­men­to três ve­zes e, em to­das as oca­siões, ne­gou qu­al­quer en­vol­vi­men­to. Ape­sar dis­so, con­ti­nua sen­do in­ves­ti­ga­do. Ma­ri­el- le e An­der­son fo­ram as­sas­si­na­dos quan­do pas­sa­vam à noi­te pe­las ru­as Jo­a­quim Pa­lha­res e João Pau­lo I, no li­mi­te en­tre os bair­ros Es­tá­cio e Ci­da­de No­va, na re­gião cen­tral do Rio.

MAIS RA­PI­DEZ

O in­tui­to da po­lí­cia é de que as in­ves­ti­ga­ções ocor­ram de for­ma mais rá­pi­da da­qui pa­ra a fren­te. Pa­ra is­so, o no­vo di­re­tor do De­par­ta­men­to de Ho­mi­cí­di­os e Pro­te­ção à Pes­soa (DGHPP), de­le­ga­do Antô­nio Ri­car­do Nu­nes, de­sig­nou um res­pon­sá­vel pa­ra tra­ba­lhar ex­clu­si­va­men­te no ca­so. A ta­re­fa es­tá nas mãos do atu­al Che­fe da DH-Bar­ra, de­le­ga­do Gi­ni­ton La­ges. Ou­tros dois no­vos de­le­ga­dos e cin­co in­ves­ti­ga­do­res irão dar apoio.

“De­ter­mi­nei pra­zo. O que pos­so di­zer é que o ca­so es­tá ca­mi­nhan­do e do jei­to que es­tou es­pe­ran­do”, dis­se Antô­nio Ri­car­do. “Não que­ro que an­de. Que­ro que (a elu­ci­da­ção do cri­me) voe. Só que, pa­ra is­so, ele (Gi­ni­ton) cui­da­rá ex­clu­si­va­men­te da apu­ra­ção”, in­for­mou o di­re­tor do DGHPP, que não quis co­men­tar as in­for­ma­ções ob­ti­das pe­lo DIA so­bre os no­vos sus­pei­tos.”Não que­re­mos adi­an­tar por­que o ca­so es­tá sob si­gi­lo”, dis­se.

O ob­je­ti­vo ago­ra é reu­nir o mai­or nú­me­ro de pro­vas con­tra o man­dan­te e con­tra os exe­cu­to­res pa­ra que su­as de­fe­sas não te­nham bre­cha pa­ra con­se­guir uma pos­sí­vel li­ber­da­de as­sim que os sus­pei­tos fo­rem pre­sos.

Nº 24.306 R$ 1,50

RENAN OLAZ / DI­VUL­GA­ÇÃO ESTEFAN RADOVICZ

In­ves­ti­ga­do­res do as­sas­si­na­to da ve­re­a­do­ra Marielle Fran­co (fo­to) acre­di­tam que o ca­so se­ja re­sol­vi­do em bre­ve. Ela foi mor­ta há dez me­ses

DI­VUL­GA­ÇÃO

Marielle es­ta­va com as­ses­so­ra e mo­to­ris­ta, que tam­bém mor­reu

Di­re­tor da DGHPP, Antô­nio Nu­nes, de­sig­nou um de­le­ga­do ex­clu­si­vo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.