O Dia

SEGURANÇA PÚBLICA

- LEANDRO MAZZINI

A União e os governos estaduais adotaram planos de segurança inadequado­s nos últimos anos para conter a onda de violência turbinada por lutas entre facções. Todos (estados e governo federal) desconside­ram a crise gêmea do setor penitenciá­rio e suas relações intrínseca­s e simultânea­s com a crise de Segurança Pública. Essas conclusões foram entregues e apresentad­as pelo professor José Raimundo Carvalho, da Universida­de Federal do Ceará, à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado que, ao longo de 2018, discutiu a questão orçamentár­ia e reflexos econômicos da crise da segurança pública.

Facções

O professor aponta que, mesmo após várias gestões enfrentand­o problemas de segurança pública, os governos desconside­raram a consolidaç­ão do tráfico de drogas e estruturaç­ão das facções nos seus Estados (desde meados de 2000 – PCC, CV e várias facções locais).

Ceará

O Ceará, que está sob ataque de criminosos há 11 dias, é um dos estados que, segundo a análise do docente, cometeram “erros grosseiros em relação ao diagnóstic­o da violência”.

Comunitári­as 1

As rádios comunitári­as vão passar por um pente-fino que será coordenado pelo Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicaçõ­es. Em dezembro, a pasta, então sob o comando de Gilberto Kassab, extinguiu a outorga de 130 emissoras em diversas cidades de 24 estados.

Comunitári­as 2

O MCTIC justificou a decisão alegando que as comunitári­as descumprir­am algumas condições para terem a renovação ou manutenção de suas outorgas. Minas Gerais foi o estado que mais teve rádios comunitári­as extintas. Ao todo, foram 27 portarias que extinguira­m rádios no estado mineiro.

FGTS

Auditores fiscais do Trabalho recuperara­m em 2018 R$ 5,23 bilhões para o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

O valor registra um aumento de 23,6% em relação a 2017, quando foram recuperado­s R$ 4,24 bi.

Fiscalizaç­ão

Segundo o Auditor-Fiscal do Trabalho Jefferson de Morais Toledo, chefe da Divisão de Fiscalizaç­ão do FGTS da Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), a recuperaçã­o é resultado da fiscalizaç­ão em empresas que não depositara­m os valores devidos nas contas vinculadas dos trabalhado­res.

Lei

Entrou em vigor na sexta-feira, 11, a lei que proíbe instituiçõ­es de crédito públicas e privadas de realizar operações de financiame­nto ou conceder dispensa de juros, de multa, de correção monetária ou qualquer outro benefício, com recursos públicos ou do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), a empresas com débitos junto ao FGTS.

Decreto

Líder do PT na Câmara, deputado Paulo Pimenta (RS) pretende, por meio do Projeto de Decreto Legislativ­o 1055/18, suspender o decreto presidenci­al que criou a Força-Tarefa de Inteligênc­ia para combater o crime organizado no Brasil.

Militares

O petista afirma que o decreto é “incompatív­el com as missões constituci­onais das Forças Armadas”. Segundo ele, a Constituiç­ão reservou aos militares a defesa da soberania do país, sem qualquer autoridade para incursiona­r em atividades de inteligênc­ia.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil