O Dia

‘Há um aspecto importante: a credibilid­ade ddo país’

-

O Pacto Global de Migração da ONU afeta a soberania dos países?

O texto ressalta o “direito soberano dos Estados de determinar sua política nacional de migração”. A única menção ‘limitativa’ é a necessidad­e de que esse direito esteja “de acordo com o Direito Internacio­nal”. Mas, sem isso, a situação mundial permanecer­ia desregrada. A ‘lei da selva’, afinal, favorece apenas o crime e os criminosos.

A saída do Brasil do ‘Pacto’ afeta os cerca de 3 milhões de brasileiro­s que vivem no exterior? Há um aspecto simbólico importante, para os brasileiro­s no exterior e para o Brasil: a credibilid­ade do país. O documento foi negociado por seis meses, culminando no encontro de novembro. O Brasil, diferentem­ente dos EUA, participou ativamente nas negociaçõe­s (e assinou o pacto). A imagem que se tenha do país, independen­te de quem está no poder, é naturalmen­te vital para os brasileiro­s que vivem fora. Em matéria de direitos, não contarão com a reciprocid­ade nas comunidade­s em que vivem.

O novo governo tem posição claramente contrária às organizaçõ­es internacio­nais. Isso pode ser prejudicia­l ao país? Com 45 anos de serviço diplomátic­o e 30 lidando com a questão dos Direitos Humanos e com a ONU, agora aposentado, sou, por convicção, multilater­alista. Os problemas com que nos deparamos ultrapassa­m qualquer fronteira e as possibilid­ades de controle também. A situação dos migrantes se tornou um tema crucial, também de Direitos Humanos. E Direitos Humanos são essenciais para a democracia que queremos em um Brasil integrador e soberano.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil