O Dia

MERGULHAND­O NAS ÁGUAS DE DEODORO

Com funcioname­nto ampliado, lago do Parque de Deodoro bate recorde de público no fim de semana

- GUSTAVO RIBEIRO gustavo.ribeiro@odia.com.br

Depois de muitos meses, este foi o primeiro domingo em que o piscinão do Parque Radical do bairro foi aberto para uso dos moradores. Resultado: grande movimento para aplacar o calor.

Depois de mais de um ano funcionand­o só aos domingos, finalmente o piscinão do Parque Radical de Deodoro, complexo construído para os Jogos Olímpicos de 2016 e com custo em obras de R$ 720 milhões, vai passar a abrir também durante a semana e aos sábados, para dar um refresco aos moradores da Zona Oeste no verão. O novo esquema de funcioname­nto começou no último sábado, após o apelo da população para que o espaço de lazer fosse melhor aproveitad­o. Houve recorde de público neste fim de semana, com 4.098 visitantes.

A entrada, que continua gratuita, agora será liberada de quarta-feira a domingo, das 9h às 16h, pelo menos até março. “A previsão é essa. Se o calor persistir, vamos ao prefeito e à Secretaria de Fazenda. Aqui é um equipament­o olímpico e quando falamos de legado olímpico, é para o povo, mas tem que ter utilização olímpica também. Em 2018 tivemos duas competiçõe­s internacio­nais aqui. Então, estamos conseguind­o conciliar tanto alto rendimento quanto lazer”, disse Patricia Amorim, subsecretá­ria do Legado Olímpico.

Patricia contou ainda que a verba mensal para a manutenção do parque era de R$ 351 mil por mês, valor dobrado pela prefeitura até o fim da estação. “São 500 metros quadrados e 31 milhões de litros de água. Além da piscina, tem a manutenção do gramado, guarda-vidas, segurança’, explicou a subsecretá­ria.

ÁGUA FRESCA, SEM SOMBRA

Com o forte calor que fez sábado e domingo, 4.098 pessoas estiveram na área de lazer. Foi o caso da apo- sentada Maria da Penha Madeira da Silva, 66 anos, moradora de Marechal Hermes, que levou o marido e as amigas para conhecerem o lugar ontem. “É ótimo, perto de casa e dá para olhar melhor as crianças, mais seguro que na praia. É a primeira vez que viemos e semana que vem estaremos aqui de novo”, contou Maria da Penha. “É uma opção de lazer e nos jogamos!”, completou a aposentada, que foi de carro e levou cerveja, comida e sanduíches.

Judite Batista, 52 anos, foi com a neta de 11. A corretora, que chegou ao parque vindo de ônibus de Anchieta, aprovou a iniciativa da maior utilização do espaço, mas sugeriu melhorias. “Sinto falta de árvores, principalm­ente para as crianças. Elas podem até ter uma desidrataç­ão, está muito quente”, desabafou. “Nós levamos guardasol, mas a distância para o portão é grande, meu filho já se queimou muito aqui e foi parar no hospital. Também fica muito cheio na piscina, então é bom ficar de olho nas crianças. De qualquer forma, é uma ótima opção porque no subúrbio não temos nenhuma opção de lazer”.

 ?? ALEXANDRE BRUM ??
ALEXANDRE BRUM
 ?? ALEXANDRE BRUM / AGÊNCIA O DIA ?? Frequentad­ores aproveitar­am o Piscinão de Deodoro, que ficou lotado no primeiro fim de semana após reabertura de quarta a domingo
ALEXANDRE BRUM / AGÊNCIA O DIA Frequentad­ores aproveitar­am o Piscinão de Deodoro, que ficou lotado no primeiro fim de semana após reabertura de quarta a domingo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil