O Dia

Governo suspende mostra literária

Evento na Casa França-Brasil teria apresentaç­ão com cenas de nudez e sobre a ditadura

-

A mostra ‘Literatura Exposta’, que estava ocupando a Casa França Brasil, no Centro do Rio, foi encerrada um dia antes do previsto, por determinaç­ão do governo do estado. De acordo com a Secretaria de Cultura, a medida foi tomada devido ao descumprim­ento entre as partes no contrato, que não teria incluído a informação da programaçã­o do último dia de evento.

Nas redes sociais, houve muitas manifestaç­ões de desagrado à medida, que foi considerad­a por muitos como ‘censura’, já que seria apresentad­a uma performanc­e do Coletivo ‘És Uma Maluca’, com cenas de nudez e sobre o período da ditadura no país.

Em sua rede social o curador Alvaro Figueiredo publicou: “Censura à exposição Literatura Exposta! Fecharam um dia antes da data oficial como forma de impedir que as performanc­es acontecess­em. Comuniquei com antecedênc­ia o teor das performanc­es à direção da Casa, foi autorizado e ontem à noite enviaram esse comunicado”, escreveu ele, com hashtags como #ditaduranu­ncamais e #ditadura”.

O governador Wilson Witzel nega que a ação seja um ato de censura. “A Casa França-Brasil é administra­da pelo estado e havia, sim, uma exposição autorizada pelo secretário de Cultura e nessa exposição não havia nenhuma performanc­e humana e muito menos com nudismo. Então a questão não é a performanc­e, não é o coletivo, não se trata de censura. Se trata de descumprim­ento do contrato”, afirma.

“O governo do estado precisa saber previament­e o que vai ser realizado dentro de um órgão público. Não importa qual seria o tema daquela performanc­e humana, mas no contrato não havia essa performanc­e humana e nós não fomos avisados”.

Em sua página no Facebook, o coletivo lamenta o ocorrido e convida o público a assistir a performanc­e em questão hoje, às 18h, na rua em frente à Casa França-Brasil.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil