A ou­tra Pe­que­na No­tá­vel

O Dia - - OPINIÃO - Arnaldo Nis­ki­er Pro­fes­sor e jornalista

OB­ra­sil ho­me­na­ge­ou, me­re­ci­da­men­te, Car­men Mi­ran­da. Ela fez su­ces­so den­tro e fo­ra do país. Em­bo­ra nas­ci­da em Por­tu­gal, ab­sor­veu in­tei­ra­men­te o es­pí­ri­to ca­ri­o­ca e o po­vo, re­co­nhe­ci­do, deu-lhe o tí­tu­lo de “Pe­que­na No­tá­vel”. As­sim fez uma carreira bri­lhan­te no ci­ne­ma nor­te-ame­ri­ca­no. Ti­ve­mos de­pois uma se­gun­da “Pe­que­na No­tá­vel”. Foi Elis Re­gi­na, gaú­cha bai­xi­nha, que se tor­nou uma das prin­ci­pais can­to­ras bra­si­lei­ras de to­dos os tem­pos. An­tes mes­mo do seu con­tur­ba­do ca­sa­men­to com o com­po­si­tor Ro­nal­do Bôs­co­li, meu gran­de ami­go e co­le­ga jornalista, ela já fa­zia carreira e con­se­quen­te su­ces­so.

O Bôs­co­li era mui­to na­mo­ra­dor na épo­ca. Te­ve ca­sos com di­ver­sas mu­lhe­res bo­ni­tas, in­clu­si­ve com as can­to­ras Na­ra Leão e Maí­sa. Par­ti­cu­lar­men­te te­nho de­le uma lem­bran­ça boa e que me trou­xe fe­li­ci­da­de. Por oca­sião do meu noi­va­do com a Ruth, es­ta­va meio per­di­do e não sa­bia on­de com­prar as ali­an­ças, e foi ele que me aju­dou a en­con­trar as joi­as que até ho­je es­ta­mos usan­do. Por is­so, re­cor­do com mui­ta emo­ção a re­vis­ta ‘Man­che­te’, pu­bli­ca­da no fi­nal do ano de 1967, com Elis Re­gi­na na ca­pa, em sua be­la ca­sa na Ave­ni­da Ni­e­meyer, usan­do o ves­ti­do de noi­va cri­a­do pe­lo cos­tu­rei­ro De­ner, es­pe­ci­al­men­te pa­ra ela.

Ain­da nos tem­pos da re­vis­ta ‘Man­che­te’, da qual fui co­la­bo­ra­dor, o di­re­tor Jus­ti­no Mar­tins, tam­bém gaú­cho, en­co­men­dou-me uma en­tre­vis­ta com a can­to­ra, que en­tão da­va os seus pri­mei­ros pas­sos na carreira que a con­sa­gra­ria. Ela ha­via ini­ci­a­do a carreira aos 14 anos de ida­de, em Porto Alegre, no Clu­be do Gu­ri e veio pa­ra o Rio de Ja­nei­ro, tra­zi­da por Carlos Im­pe­ri­al, que re­ve­lou no­vos va­lo­res da mú­si­ca bra­si­lei­ra. Lem­bro-me de tê-la en­tre­vis­ta­do nos anos 1960, na re­da­ção da rua Frei Ca­ne­ca, ou­vin­do seus pla­nos e flo­res­cen­tes de­va­nei­os. en­gra­ça­do é que, ape­sar de já ser co­nhe­ci­da no ce­ná­rio mu­si­cal, ela ain­da ti­nha uma cer­ta dú­vi­da em re­la­ção ao que pre­ten­dia ser pro­fis­si­o­nal­men­te. Co­mo ti­nha fei­to o cur­so de for­ma­ção de pro­fes­so­res no Rio Gran­de do Sul, ain­da es­ta­va con­fu­sa en­tre ser can­to­ra ou do­cen­te. Du­ran­te a con­ver­sa, ela che­gou a ad­mi­tir a pos­si­bi­li­da­de de fa­zer as du­as coi­sas ao mes­mo tem­po.

A voz po­de­ro­sa da can­to­ra era ca­paz de tu­do. Cer­ta vez, o seu fi­lho João Marcelo Bôs­co­li foi de­sen­ga­na­do pe­lo mé­di­co. Ele foi mui­to con­tun­den­te ao afir­mar que não ha­via ne­nhu­ma chan­ce de so­bre­vi­vên­cia. Ela não dei­xou que o pi­or acon­te­ces­se: pas­sou a noi­te to­da can­tan­do pa­ra ele e pro­vo­cou um ver­da­dei­ro mi­la­gre. Pe­la ma­nhã, o ga­ro­to acor­dou mais vi­vo do que nun­ca e com uma dis­po­si­ção que ela nun­ca ti­nha vis­to. Quan­do o mé­di­co che­gou em sua ca­sa, es­pe­ran­do ape­nas re­co­lher o pe­que­no ca­dá­ver, le­vou um sus­to ao en­con­trar uma re­a­li­da­de to­tal­men­te di­fe­ren­te da­que­la que ele ha­via tra­ça­do. Só res­tou a ele, emo­ci­o­na­do, dar o di­ag­nós­ti­co fi­nal: “Elis Re­gi­na, o som da sua voz sal­vou o seu fi­lho”.

A mi­nis­sé­rie ‘Elis – Vi­ver é me­lhor que so­nhar’, da TV Glo­bo, re­con­tou os fa­tos que mar­ca­ram os 36 anos de vi­da da can­to­ra gaú­cha. O ro­tei­ro de Ge­or­ge Mou­ra, Hu­go Pra­ta, Luiz Bo­log­ne­si e Ve­ra Egi­to mes­clou ce­nas gra­va­das com a atriz An­dreia Hor­ta, es­co­lhi­da pa­ra o pa­pel prin­ci­pal, com ima­gens re­ais da in­tér­pre­te de ‘Co­mo Nos­sos Pais’, mú­si­ca de Bel­chi­or da qual foi re­ti­ra­do o tí­tu­lo do fo­lhe­tim te­le­vi­si­vo.

A obra é de­ri­va­da do fil­me ‘Elis’, ci­ne­bi­o­gra­fia apre­sen­ta­da nos ci­ne­mas em 2016, que te­ve am­pla re­per­cus­são. De­ve­mos ad­mi­tir que es­ta é uma be­la ho­me­na­gem ao mi­to Elis Re­gi­na. Ela me­re­ce!

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.