DE­PU­TA­DA MARTHA RO­CHA E MO­TO­RIS­TA ATACADOS A TI­ROS

Cri­mi­no­sos dis­pa­ra­ram se­te ve­zes con­tra car­ro da par­la­men­tar na Pe­nha, fe­rin­do mo­to­ris­ta de­la

O Dia - - FRONT PAGE -

No car­ro em que vi­a­ja­vam es­ta­va ain­da a mãe da de­pu­ta­da es­ta­du­al pe­lo PDT. Veí­cu­lo foi fe­cha­do por um ou­tro, com qua­tro ho­mens ar­ma­dos com fu­zis, usan­do lu­vas e en­ca­pu­za­dos. Dis­pa­ros fe­ri­ram o mo­to­ris­ta na per­na. Martha Ro­cha, que tam­bém é de­le­ga­da e foi che­fe da Po­lí­cia Ci­vil, re­la­tou ter re­ce­bi­do três ame­a­ças de mor­te por par­te de mi­li­ci­a­nos. Go­ver­na­dor Wil­son Wit­zel es­te­ve na de­le­ga­cia e dis­se que prin­ci­pal li­nha de in­ves­ti­ga­ção é la­tro­cí­nio (rou­bo se­gui­do de mor­te ou de gra­ves le­sões cor­po­rais).

Ocar­ro em que es­ta­va a de­pu­ta­da es­ta­du­al Martha Ro­cha (PDT) foi ata­ca­do por ban­di­dos en­ca­pu­za­dos na ma­nhã de on­tem na Pe­nha, Zo­na Nor­te do Rio. A ex­che­fe da Po­lí­cia Ci­vil es­ta­va em seu veí­cu­lo par­ti­cu­lar, in­do com a mãe, de 88 anos, em di­re­ção a uma igre­ja na Ti­ju­ca. Ar­ma­dos com fu­zis, os cri­mi­no­sos dis­pa­ra­ram pe­lo me­nos se­te ve­zes de den­tro de um ou­tro au­to­mó­vel. Um dos ti­ros ul­tra­pas­sou a blin­da­gem do Co­rol­la bran­co e atin­giu o tor­no­ze­lo do mo­to­ris­ta da par­la­men­tar, mas ele es­tá fo­ra de pe­ri­go. Na de­le­ga­cia, Martha con­tou que re­ce­be­ra ame­a­ças da mi­lí­cia no ano pas­sa­do. Ela e a mãe não se fe­ri­ram.

O go­ver­na­dor Wil­son Wit­zel che­gou a cha­mar os ban­di­dos de “ter­ro­ris­tas” e clas­si­fi­car o cri­me co­mo “aten­ta­do”, mas, no fim da tar­de, em vi­si­ta à De­le­ga­cia de Ho­mi­cí­di­os da Bar­ra da Ti­ju­ca, ele afir­mou que a prin­ci­pal li­nha de in­ves­ti­ga­ção era ten­ta­ti­va de la­tro­cí­nio (ho­mi­cí­dio após as­sal­to). No en­tan­to, al­guns fa­to­res se­rão le­va­dos em con­si­de­ra­ção na in­ves­ti­ga­ção da Po­lí­cia Ci­vil, que não des­car­ta ou­tras hi­pó­te­ses. Um de­les é o fa­to de os cri­mi­no­sos es­ta­rem com lu­vas e com os ros­tos co­ber­tos. O ou­tro são as ame­a­ças de mor­te so­fri­das pe­la de­pu­ta­da em 2018.

“Re­ce­bi es­sas três de­nún­ci­as (re­pas­sa­das pe­lo Dis­que-De­nún­cia) de que um seg­men­to da mi­lí­cia pla­ne­ja­va atin­gir au­to­ri­da­des. En­tre elas, es­ta­va o meu no­me. Em reu­nião com os ge­ne­rais Bra­ga Ne­to e Ri­chard Nu­nes, eu dis­se que de­se­ja­va uma aná­li­se de ris­co pa­ra com­pro­var se as no­tí­ci­as ti­nham ou não fun­da­men­to. E com­prei, em vir­tu­de des­sas in­for­ma­ções, um car­ro blin­da­do”, con­tou on­tem a de­pu­ta­da.

PER­SE­GUI­ÇÃO

O car­ro das ví­ti­mas foi abor­da­do pe­lo au­to­mó­vel dos ban­di­dos na Rua Be­li­zá­rio Pe­na, na Pe­nha, bair­ro on­de mo­ra a mãe de Martha Ro­cha. Um dos cri­mi­no­sos co­lo­cou o tron­co pa­ra fo­ra da ja­ne­la do ca­ro­na e co­me­çou a ati­rar. Se­guiu-se uma per- se­gui­ção pe­la Ave­ni­da Bra­sil, na pis­ta em di­re­ção ao Cen­tro do Rio. De­pois de se des­ven­ci­lhar dos per­se­gui­do­res, o Co­rol­la da par­la­men­tar pa­rou na al­tu­ra de Ola­ria com pneus fu­ra­dos. O mo­to­ris­ta de­la, o sub­te­nen­te re­for­ma­do da PM Ge­o­ni­sio Me­dei­ros, foi le­va­do fe­ri­do pa­ra o Hos­pi­tal Es­ta­du­al Ge­tú­lio Var­gas, na Pe­nha, on­de re­ce­beu aten­di­men­to e foi li­be­ra­do.

“Não pos­so fa­lar, se não vão ma­tar mi­nha mu­lher”, dis­se mui­to ner­vo­so o sub­te­nen­te, ao ser abor­da­do pe­lo O DIA à saí­da do hos­pi­tal. A po­lí­cia irá in­ves­ti­gar se ele tam­bém es­ta­va so­fren­do ame­a­ças. O se­cre­tá­rio da Po­lí­cia Ci­vil, de­le­ga­do Mar­cus Vi­ni­cius Bra­ga, in­for­mou, in­clu­si­ve, que o de­poi­men­to do po­li­ci­al se­rá man­ti­do em si­gi­lo “e que tu­do é mui­to pre­ma­tu­ro”. Afir­mou ain­da que a in­ves­ti­ga­ção tam­bém vai apu­rar se há al­gu­ma re­la­ção do cri­me com a co­mu­ni­da­de da Vi­la Cruzeiro, pois “é co­mum que (ban­di­dos) sai­am do bai­le da Gai­o­la e pra­ti­quem as­sal­tos por ali”.

Re­por­ta­gem de Gus­ta­vo Ri­bei­ro, Ra­fa­el Nas­ci­men­to e da es­ta­giá­ria Luana Dan­da­ra, sob su­per­vi­são

ESTEFAN RADOVICZ

ESTEFAN RADOVICZ / AGENCIA ALEXANDRE BRUM / AGÊN­CIA O DIA

Martha Ro­cha foi à De­le­ga­cia de Ho­mi­cí­di­os re­gis­trar a ocor­rên­cia. Ela lem­brou que re­ce­beu três ame­a­ças de mor­te de gru­pos li­ga­dos à mi­lí­cia

ESTEFAN RADOVICZ / AGE

Blin­da­do em que de­pu­ta­da es­ta­va foi atin­gi­do du­ran­te per­se­gui­ção

Go­ver­na­dor Wil­son Wit­zel: prin­ci­pal li­nha do cri­me é de la­tro­cí­nio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.