O Dia

DEPUTADA MARTHA ROCHA E MOTORISTA ATACADOS A TIROS

Criminosos dispararam sete vezes contra carro da parlamenta­r na Penha, ferindo motorista dela

-

No carro em que viajavam estava ainda a mãe da deputada estadual pelo PDT. Veículo foi fechado por um outro, com quatro homens armados com fuzis, usando luvas e encapuzado­s. Disparos feriram o motorista na perna. Martha Rocha, que também é delegada e foi chefe da Polícia Civil, relatou ter recebido três ameaças de morte por parte de milicianos. Governador Wilson Witzel esteve na delegacia e disse que principal linha de investigaç­ão é latrocínio (roubo seguido de morte ou de graves lesões corporais).

Ocarro em que estava a deputada estadual Martha Rocha (PDT) foi atacado por bandidos encapuzado­s na manhã de ontem na Penha, Zona Norte do Rio. A exchefe da Polícia Civil estava em seu veículo particular, indo com a mãe, de 88 anos, em direção a uma igreja na Tijuca. Armados com fuzis, os criminosos dispararam pelo menos sete vezes de dentro de um outro automóvel. Um dos tiros ultrapasso­u a blindagem do Corolla branco e atingiu o tornozelo do motorista da parlamenta­r, mas ele está fora de perigo. Na delegacia, Martha contou que recebera ameaças da milícia no ano passado. Ela e a mãe não se feriram.

O governador Wilson Witzel chegou a chamar os bandidos de “terrorista­s” e classifica­r o crime como “atentado”, mas, no fim da tarde, em visita à Delegacia de Homicídios da Barra da Tijuca, ele afirmou que a principal linha de investigaç­ão era tentativa de latrocínio (homicídio após assalto). No entanto, alguns fatores serão levados em consideraç­ão na investigaç­ão da Polícia Civil, que não descarta outras hipóteses. Um deles é o fato de os criminosos estarem com luvas e com os rostos cobertos. O outro são as ameaças de morte sofridas pela deputada em 2018.

“Recebi essas três denúncias (repassadas pelo Disque-Denúncia) de que um segmento da milícia planejava atingir autoridade­s. Entre elas, estava o meu nome. Em reunião com os generais Braga Neto e Richard Nunes, eu disse que desejava uma análise de risco para comprovar se as notícias tinham ou não fundamento. E comprei, em virtude dessas informaçõe­s, um carro blindado”, contou ontem a deputada.

PERSEGUIÇíO

O carro das vítimas foi abordado pelo automóvel dos bandidos na Rua Belizário Pena, na Penha, bairro onde mora a mãe de Martha Rocha. Um dos criminosos colocou o tronco para fora da janela do carona e começou a atirar. Seguiu-se uma per- seguição pela Avenida Brasil, na pista em direção ao Centro do Rio. Depois de se desvencilh­ar dos perseguido­res, o Corolla da parlamenta­r parou na altura de Olaria com pneus furados. O motorista dela, o subtenente reformado da PM Geonisio Medeiros, foi levado ferido para o Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha, onde recebeu atendiment­o e foi liberado.

“Não posso falar, se não vão matar minha mulher”, disse muito nervoso o subtenente, ao ser abordado pelo O DIA à saída do hospital. A polícia irá investigar se ele também estava sofrendo ameaças. O secretário da Polícia Civil, delegado Marcus Vinicius Braga, informou, inclusive, que o depoimento do policial será mantido em sigilo “e que tudo é muito prematuro”. Afirmou ainda que a investigaç­ão também vai apurar se há alguma relação do crime com a comunidade da Vila Cruzeiro, pois “é comum que (bandidos) saiam do baile da Gaiola e pratiquem assaltos por ali”.

Reportagem de Gustavo Ribeiro, Rafael Nascimento e da estagiária Luana Dandara, sob supervisão

 ?? ESTEFAN RADOVICZ ??
ESTEFAN RADOVICZ
 ?? ESTEFAN RADOVICZ / AGENCIA ALEXANDRE BRUM / AGÊNCIA O DIA ?? Martha Rocha foi à Delegacia de Homicídios registrar a ocorrência. Ela lembrou que recebeu três ameaças de morte de grupos ligados à milícia
ESTEFAN RADOVICZ / AGENCIA ALEXANDRE BRUM / AGÊNCIA O DIA Martha Rocha foi à Delegacia de Homicídios registrar a ocorrência. Ela lembrou que recebeu três ameaças de morte de grupos ligados à milícia
 ?? ESTEFAN RADOVICZ / AGE ?? Blindado em que deputada estava foi atingido durante perseguiçã­o
ESTEFAN RADOVICZ / AGE Blindado em que deputada estava foi atingido durante perseguiçã­o
 ??  ?? Governador Wilson Witzel: principal linha do crime é de latrocínio
Governador Wilson Witzel: principal linha do crime é de latrocínio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil