O Dia

Depois de preso, Cesare Battisti vai para a Itália

Foragido desde 1981, o italiano será entregue diretament­e ao governo da Itália

-

Condenado por matar quatro pessoas em seu país na década de 1970, o italiano foi capturado na Bolívia. Nos últimos dias do governo Temer, o STF deu sinal verde para sua prisão e extradição.

Aprisão do italiano Cesare Battisti na Bolívia na tarde de sábado provocou mal-estar entre os governos brasileiro e italiano, cada um reivindica­va a ida do foragido diretament­e ao seu país. De acordo com as autoridade­s da Itália, a detenção foi possível pela parceria entre investigad­ores italianos e bolivianos. Battisti, que caminhava tranquilam­ente pela rua, estava em Santa Cruz de La Sierra, uma das principais cidades da Bolívia, e foi capturado por volta das 17h de sábado. Segundo relatos, ele não tentou escapar. Questionad­o pelos policiais, respondeu em português. O italiano usava calça azul e camiseta, óculos escuros e barba falsa.

Em um primeiro momento as autoridade­s avaliavam se Battisti seria enviado ao Brasil e posteriorm­ente para Europa. Mas no final da tarde de ontem, foi decidido que a extradição para a Itália seria feita diretament­e da Bolívia. Uma aeronave do governo italiano com agentes da Aise, a agência de inteligênc­ia do país, permaneceu aguardando orientaçõe­s em território boliviano.

Mas enquanto não se decidia como a extradição de Battisti seria feita - se direto para Itália ou com uma “escala” no Brasil, houve desencontr­o de informaçõe­s. O premiê italiano, Giuseppe Conte, afirmou em sua página do Facebook que Cesare Battisti iria diretament­e da Bolívia para a Itália “nas próximas horas”.

Conte, assim como o ministro do Interior, Matteo Salvini, agradeceu ao presidente brasileiro Jair Bolsonaro pela parceria que levou à captura. O premiê agradeceu também às autoridade­s bolivianas envolvidas na prisão. A Itália já havia informado que também tinha mandado um avião para buscar Battisti na Bolívia.

Mais cedo, o ministroch­efe do Gabinete de Segurança Institucio­nal (GSI), general Augusto Heleno, havia afirmado que Battisti seria extraditad­o à Itália pelo Brasil, e que viria primeiro ao país em um avião da Polícia Federal.

Pelo Twitter o assessor de assuntos internacio­nais de Bolsonaro, Filipe G. Martins comemorou a prisão.”Ele logo chegará ao Brasil e daqui será transferid­o para a Itália para cumprir pena de prisão perpétua”, escreveu.

 ?? DIVULGAÇÃO / POLÍCIA DA ITÁLIA ?? Cesare Battisti é capturado na Bolívia sem dinheiro ou arma
DIVULGAÇÃO / POLÍCIA DA ITÁLIA Cesare Battisti é capturado na Bolívia sem dinheiro ou arma

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil