Prin­ci­pais sin­to­mas da peste

O Dia - - RIO DE JANEIRO -

> O prin­ci­pal sin­to­ma per­ce­bi­do na peste bubônica é o sur­gi­men­to de uma in­fec­ção nas glân­du­las lin­fá­ti­cas, que são res­pon­sá­veis por fil­trar e “re­co­lher” ví­rus, bac­té­ri­as e ou­tros or­ga­nis­mos que po­dem pro­vo­car do­en­ças. Após a pi­ca­da da pul­ga e con­se­quen­te trans­mis­são é que co­me­ça a co­lo­ni­za­ção, reprodução e mul­ti­pli­ca­ção da bactéria no gân­glio.

Por ser uma in­fec­ção que ra­pi­da­men­te se alas­tra, a peste ne­gra é ge­ral­men­te a pri­mei­ra de uma sé­rie de do­en­ças a ata­car o or­ga­nis­mo. Os sin­to­mas cos­tu­mam apa­re­cer en­tre dois a cin­co di­as após a bactéria se alas­trar no cor­po.

En­tre os prin­ci­pais sin­to­mas es­tão: sen­sa­ção de mal-es­tar, ca­la­fri­os cons­tan­tes, fe­bre igual ou su­pe­ri­or a 39°C, pos­si­bi­li­da­de de con­vul­sões, do­res e con­tra­ções mus­cu­la­res, tom ro­sa­do as­su­me a cor da pe­le, glân­du­las lin­fá­ti­cas apre­sen­tam in­cha­ços e do­res são pre­sen­tes nas axi­las, pes­co­ço e na vi­ri­lha.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.