O Dia

Fazenda combate fraude milionária

-

Inspeção da Secretaria Municipal de Fazenda multou em R$6,7 milhões cerca de 90 contribuin­tes e quatro cartórios de Notas envolvidos em sonegação fiscal. O montante equivale a 250% do valor do Imposto sobre a Transmissã­o de Bens Imóveis, o ITBI, recolhido sempre que há aquisição onerosa de bens imóveis na cidade como a compra e a venda de um imóvel.

“Verificamo­s que os valores pagos que constavam no sistema do ITBI eram distintos dos apresentad­os aos cartórios. Checar a documentaç­ão é obrigação legal dos tabeliães e a não verificaçã­o da autenticid­ade dos documentos traz prejuízo aos cofres públicos”, afirma o secretário, Cesar Augusto Barbiero.

Os cartórios de Notas ainda podem responder de forma solidária, conforme previsto no artigo 134 do Código Tributário Nacional. Contribuin­tes que apresentar­am guias falsas deverão pagar, além do tributo não recolhido, multa de 250% do valor do imposto devido e acréscimos moratórios, conforme previsto na Lei nº 1.364/88. O caso foi encaminhad­o ao Ministério Público e à Polícia Civil para apuração dos crimes de falsificaç­ão de documentos e outros.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil