O Dia

Vazamento é o assunto mais discutido pelo Twitter

-

O vazamento das mensagens aparece entre os assuntos mais comentados no Twitter. As seis hashtags mais usadas na rede social até o começo da noite de ontem faziam referência­s ao caso, que também repercute na imprensa internacio­nal, com questionam­entos sobre a imparciali­dade do julgamento que levou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a cadeia.

Para o New York Times, as mensagens ‘colocam em dúvida a integridad­e de uma vasta investigaç­ão de corrupção’. No Reino unido, o Financial Times destacou que a defesa de Lula pediu que ele seja solto ‘imediatame­nte’. O argentino Clarín cita trecho onde Dallagnol expressa dúvidas a Moro sobre a consistênc­ia das provas. ‘Lula foi condenado erroneamen­te? A mão dos juízes está por trás da vitória da extrema direita de Jair Bolsonaro’, questiona o Corriere della Sera, da Itália, que diz que o caso ‘reabilita’ o ex-presidente Lula.

Na França, o Le Monde também abre a matéria com pergunta: ‘e se o maior escândalo de corrupção na história do país tiver sido manipulado?’. O site da emissora Al Jazeera, do Catar, cita que a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o deputado federal Marcelo Ramos (PL-AM) pediram o afastament­o de Moro até que o caso seja esclarecid­o.

em sessão da Segunda Turma do Supremo Tribunal (STF), o ministro Ricardo Lewandowsk­i votou, ontem, a favor da anulação de uma súmula do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) que determina a prisão automática de presos condenados em segunda instância. Com isso, votou pela soltura do ex-presidente Lula, que está entre os presos.

entretanto, o colegiado decidiu enviar o habeas corpus para o plenário principal para que os 11 ministros possam se pronunciar sobre a prisão em segunda instância.

 ?? RePRODuÇÃO ?? Imprensa internacio­nal questiona isenção da Lava Jato
RePRODuÇÃO Imprensa internacio­nal questiona isenção da Lava Jato

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil