O Dia

Apoio dos robôs do Oriente Médio

Mensagens no Twitter favoráveis a Sergio Moro vieram do Irã, aponta FGV

- > Brasília, Distrito Federal

Um estudo desenvolvi­do pela Diretoria de Análises de Políticas Públicas da Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostra que cerca de 220 mil postagens em apoio a Sergio Moro foram possivelme­nte feitas por robôs, com grande incidência de mensagens enviadas do Irã, no Oriente Médio. Na próxima semana, o ministro da Justiça e Segurança Pública terá uma licença não remunerada de cinco dias.

As mensagens foram disparadas para apoiá-lo em meio a questionam­entos sobre a sua atuação quando era juiz da Operação Lava Jato, feitas com hashtags como #glenncompr­oumandato, #somostodos­moro e #pavaomiste­riosovolto­u.

Muitas delas são feitas para disseminar notícias falsas na internet divulgada por um perfil identifica­do como “Pavão”, com acusações contra o jornalista norte-americano Glenn Greenwald, editor do site The Intercept, que está divulgando mensagens atribuídas a membros da Operação Lava Jato desde o mês passado. Segundo as reportagen­s, Moro não atuou de forma imparcial e orientou a atuação dos procurador­es, o que é proibido por lei.

Em audiência no Senado, na quinta, Greenwald acusou Moro de criar um clima de ameaça a ele e à imprensa ao não confirmar ou desmentir os rumores de que ele estaria sendo investigad­o pela PF. Disse, ainda, que não vai entregar o material obtido pela reportagem às autoridade­s.

 ?? AGÊNCIA SENADO ?? Sergio Moro terá licença não remunerada do ministério por cinco dias
AGÊNCIA SENADO Sergio Moro terá licença não remunerada do ministério por cinco dias

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil