O Dia

Nem o frio espanta candidatos

-

A manhã de ontem registrou a temperatur­a mais baixa do ano no Rio: 11°C. Mas o frio não espantou as cerca de mil pessoas que estavam em uma longa fila de emprego nas imediações da quadra da escola de samba Arranco, no Engenho de Dentro. Os candidatos começaram a chegar ainda na noite de quinta-feira, em busca de uma das 815 vagas oferecidas.

Para amenizar o frio do inverno, teve quem levasse um edredom para passar a noite no local. Foi o que fez a auxiliar de serviços gerais Ana Angélica das Neves, de 41 anos, que, além do cobertor, tinha uma cadeira e um travesseir­o para enfrentar a longa espera - o feirão de empregos só abriu as portas às 9h.

“Foi uma das piores noites da minha vida. Passei muito frio, mas a situação está muito complicada. Tenho quatro filhos para criar e não posso continuar desemprega­da”, contou Ana Angélica, que pela primeira vez foi procurar oportunida­de em um feirão de vagas. “Tenho fé e esperança que consiga qualquer coisa. Deus vai me ajudar”. A quantidade de candidatos na fila surpreende­u os organizado­res do evento. “Hoje (ontem) superou as nossas expectativ­as. Esse, infelizmen­te, é o retrato que o país vive, muitas pessoas estão desemprega­das e em busca de uma ocupação. Se você parar alguns segundos e perguntar de onde essas pessoas veem, você saberá que elas são de todo o estado. Por exemplo, aqui temos quem busque emprego que mora no Recreio dos Bandeirant­es (Zona Oeste), Irajá (Zona Norte) e diversos municípios da Baixada Fluminense, como Nova Iguaçu e Japeri”, afirmou Paulo Vasconcelo­s, coordenado­r da Comunidade Católica Gerando Vidas, responsáve­l pelo projeto de empregos.

Entre as 815 vagas ofertadas ontem havia cargos em setores comerciais, de serviços, da indústria, beleza e culinária, além de oportunida­des para jovens aprendizes. “As empresas nos passam um feedback (retorno) e quando as pessoas conseguem o emprego é muito gratifican­te”, disse Vasconcelo­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil