O Dia

XÔ, FRIO! VEM, TRABALHO!

Na última reportagem da série, O DIA publica várias dicas de especialis­tas de RH para fazer um documento que chame a atenção dos recrutador­es e, com isso, ter mais chances de conseguir a vaga

- MARTHA IMENES martha.imenes@odia.com.br

Com um cobertor, travesseir­o e cadeira, Ana Angélica das Neves encarou a madrugada mais gelada do ano em uma fila de emprego, no Engenho de Dentro. Veja dicas para fazer um currículo campeão.

Na última matéria da série “Semana do Emprego”, O DIA pegou dicas com especialis­tas de como montar um currículo e fazer com que ele seja atrativo para o recrutador. Preparar o documento não é um bicho de sete cabeças. A orientação é apresentar um texto mais “limpo” e conciso possível para que não acabe parando no “arquivo morto” da empresa.

“A primeira dica: seja objetivo, porém, estratégic­o. Coloque os dados que são realmente relevantes para aquela vaga e elabore cada currículo de acordo com a oportunida­de à qual concorre. Para isso, tenha uma base e vá personaliz­ando conforme a vaga”, orienta Leyla Nascimento, presidente da Federação Mundial de Recursos Humanos e executiva do Grupo Capacitare.

Leyla explica que não é necessário colocar foto, números de documentos ou endereço completo. “Nos dados pessoais, priorize nome, idade, bairro/cidade/estado onde mora e seus contatos. Cuidado para não errar na digitação do seu e-mail ou dar um telefone que você não atenda com frequência, seus contatos precisam ser fáceis de serem acessados. Se seu perfil no LinkedIn é ativo e atualizado, coloque o link também”, indica.

Segundo ela, é imprescind­ível colocar a formação acadêmica - caso ainda esteja cursando, mencione sua previsão de formatura/conclusão e o turno em que estuda, para que o recrutador saiba qual seu horário disponível para trabalho.

“Em ‘experiênci­as anteriores’, inicie sempre pela mais recente indo até a mais antiga. Coloque a empresa, seu cargo, um resumo das atividades que realizava e resultados importante­s que tenha alcançado no período que lá esteve e que tenha tido contribuiç­ão direta sua”, pontua Leyla.

Outra dica é não deixar de mencionar, caso tenha, conhecimen­tos de idiomas estrangeir­os, informátic­a e cursos extras que realizou e que tenham alinhament­o com seu perfil profission­al. E Leyla dá mais uma dica importante: “Caso faça trabalhos vo

luntários ou tenha tido uma experiênci­a de intercâmbi­o, também relate, mas resumidame­nte. Essas informaçõe­s são diferencia­is e agregam muito valor na disputa da vaga”.

“O currículo é o ‘cartão de visitas’ de qualquer profission­al”, acrescenta Renato Trindade, executivo da Page Personnel. “É o primeiro contato e a primeira impressão do empregador. Por isso, é importante que passe com clareza as competênci­as técnicas e as conquistas do candidato. Português impecável e organizaçã­o também são imprescind­íveis”, recomenda.

EXEMPLOS CONCRETOS

O segredo, de acordo com o especialis­ta, é colocar ali exemplos concretos de suas habilidade­s. Não é necessário reservar um espaço para descrever qualidades como “organizado” e “comunicati­vo”, mas vale registrar experiênci­as anteriores que demonstrem essas habilidade­s mesmo que implicitam­ente.

“Hoje em dia, as questões comportame­ntais também são muito importante­s. Vale trazer isso para as entrevista­s pessoais, utilizando exemplos de cargos ou atividades exercidas que mostrem essas qualidades”, diz Trindade.

 ?? RICARDO CASSIANO ??
RICARDO CASSIANO
 ??  ??
 ?? RICARDO CASSIANO ?? Cerca de mil pessoas enfrentara­m a manhã gelada de ontem para tentar vaga de emprego na Zona Norte
RICARDO CASSIANO Cerca de mil pessoas enfrentara­m a manhã gelada de ontem para tentar vaga de emprego na Zona Norte

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil