O Dia

PM liga o alerta máximo em 16 regiões

O DIA teve acesso a relatório da Inteligênc­ia que aponta áreas com possibilid­ade de conflitos entre grupos criminosos

- BRUNA FANTTI bruna.fantti@odia.com.br

Setor de Inteligênc­ia da polícia trabalha para tentar impedir confrontos entre criminosos de Norte a Sul da cidade.

Nas áreas em que 16 batalhões são responsáve­is pelo policiamen­to, um relatório da Inteligênc­ia da Polícia Militar, ao qual

O DIA teve acesso, constatou que há “níveis de instabilid­ade e possibilid­ade iminente de confrontos entre grupos criminosos”.

Somente entre os dias 19 e 28 de junho, nas regiões do 3º BPM (Méier); 7º BPM (São Gonçalo); 9º BPM (Rocha Miranda); 4º BPM (São Cristóvão); 17º BPM (Ilha do Governador); 20º BPM (Mesquita) e 35º BPM (Itaboraí), novos incidentes, como mortes de lideranças do tráfico, tentativas de expansão de território­s de milicianos e disputas entre traficante­s rivais fizeram a corporação ligar o alerta vermelho e aumentar o policiamen­to.

Outras 10 grandes áreas já estavam no radar da corporação. Chamadas de “conflagrad­as, mas estáveis”, elas apresentam possibilid­ades de novos confrontos pelos mais diferentes assuntos. Na Rocinha, a tensão é causada por um triângulo amoroso proibido. A namorada de um gerente do tráfico

teria se relacionad­o com o traficante Loirinho e, por isso, ele foi sentenciad­o à morte. Ocorre que Loirinho seria considerad­o um filho para Rogério Avelino da Silva, o Rogério 157, que mesmo dentro de um presídio federal, ainda seria um dos chefes do crime no local. O conflito interno poderia rachar a quadrilha, o que fez a PM reforçar o policiamen­to na região.

Novos desdobrame­ntos em disputas que já ocorrem há meses também são listados pela polícia. Como no Morro do Dezoito, no Méier, que tem influência da quadrilha Amigos dos Amigos (ADA), mas sofre tentativas de invasões do Terceiro Comando Puro (TCP). Erick Bandeira teria sido morto a mando do tio, que está preso, após mudar de lado, no dia 19 de junho.

Em todas as áreas, segundo o relatório, as ordens partem de dentro dos presídios. Sobre isso, o promotor André Guilherme Freitas, que atua na fiscalizaç­ão dos presídios, é taxativo. “Isso ocorre devido a pomboscorr­eios; servidores corruptos e uso de celulares. É necessário restrições em relação ao contato do interno com terceiros”, disse.

 ?? DISQUE-DENÚNCIA ?? Em Santo Antônio, em Itaboraí, há mais uma disputa entre quadrilhas rivais de traficante­s. A polícia aponta Bruno Souza Lima, o Bruno Pelanca, do TCP, como um dos homens à frente dos tiroteios com os criminosos residentes no local, do CV.
DISQUE-DENÚNCIA Em Santo Antônio, em Itaboraí, há mais uma disputa entre quadrilhas rivais de traficante­s. A polícia aponta Bruno Souza Lima, o Bruno Pelanca, do TCP, como um dos homens à frente dos tiroteios com os criminosos residentes no local, do CV.
 ??  ?? Danilo Lima (foto) é braço direito do miliciano Wellington Braga, o Ecko, e domina desde 2016 onze áreas em Nova Iguaçu. A polícia identifico­u que conflitos no bairro Danon são frutos de uma tentativa de retomada do tráfico do TCP.
Danilo Lima (foto) é braço direito do miliciano Wellington Braga, o Ecko, e domina desde 2016 onze áreas em Nova Iguaçu. A polícia identifico­u que conflitos no bairro Danon são frutos de uma tentativa de retomada do tráfico do TCP.
 ??  ?? A morte da cúpula do tráfico do Morro do Dendê fez com que a comunidade da Ilha do Governador entrasse no relatório da PM como área instável. Há indefiniçã­o sobre quem assumirá as atividades criminosas. Na foto, carro onde morreu Fernandinh­o Guarabu.
A morte da cúpula do tráfico do Morro do Dendê fez com que a comunidade da Ilha do Governador entrasse no relatório da PM como área instável. Há indefiniçã­o sobre quem assumirá as atividades criminosas. Na foto, carro onde morreu Fernandinh­o Guarabu.
 ?? RICARDO CASSIANO ?? A região de Quintino está sob influência de milicianos e traficante­s do CV tentam retomar a região. Preso, o traficante Alexandre de Melo, o Piolho, comanda a retomada. A foto mostra um dos mortos, em setembro de 2018, durante confronto entre as quadrilhas.
RICARDO CASSIANO A região de Quintino está sob influência de milicianos e traficante­s do CV tentam retomar a região. Preso, o traficante Alexandre de Melo, o Piolho, comanda a retomada. A foto mostra um dos mortos, em setembro de 2018, durante confronto entre as quadrilhas.
 ?? DIVULGAÇÃO REPRODUÇÃO DA INTERNET ?? No dia 15 de junho houve uma invasão bem-sucedida ao Morro da Coroa (TCP) por traficante­s do CV, oriundos do Fallet/ Fogueteiro. O TCP tenta retomar a região. Em 2018, as UPPs da região foram extintas devido ao fracasso do programa.
DIVULGAÇÃO REPRODUÇÃO DA INTERNET No dia 15 de junho houve uma invasão bem-sucedida ao Morro da Coroa (TCP) por traficante­s do CV, oriundos do Fallet/ Fogueteiro. O TCP tenta retomar a região. Em 2018, as UPPs da região foram extintas devido ao fracasso do programa.
 ?? DISQUE-DENÚNCIA ?? Líder de denúncias à polícia, somente no mês passado foram 176 ao Disque-Denúncia, o traficante Thomas Jhayson Gomes, o 3N, tenta expandir seu território. Agora do TCP, ele é apontado como um dos envolvidos nos tiroteios no Morro do Anaia Grande, em São Gonçalo.
DISQUE-DENÚNCIA Líder de denúncias à polícia, somente no mês passado foram 176 ao Disque-Denúncia, o traficante Thomas Jhayson Gomes, o 3N, tenta expandir seu território. Agora do TCP, ele é apontado como um dos envolvidos nos tiroteios no Morro do Anaia Grande, em São Gonçalo.
 ?? REPRODUÇÃO / INTERNET MAÍRA COELHO ?? Vítima: o jovem Luciano da Costa foi morto no dia 26 de junho por uma bala perdida, no Morro do Dezoito. Segundo a polícia, a troca de tiros ocorreu entre traficante­s das facções TCP e ADA, que disputam o controle da venda de drogas maquela região.
REPRODUÇÃO / INTERNET MAÍRA COELHO Vítima: o jovem Luciano da Costa foi morto no dia 26 de junho por uma bala perdida, no Morro do Dezoito. Segundo a polícia, a troca de tiros ocorreu entre traficante­s das facções TCP e ADA, que disputam o controle da venda de drogas maquela região.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil