O Dia

SEGREDOS SÓ NOSSOS

Vazamentos de conteúdos de celulares estão no meio das maiores polêmicas atuais do país. Especialis­ta e usuários dão dicas para você proteger a sua privacidad­e

- Reportagem da estagiária Rachel Siston, sob supervisão de Clarissa Monteagudo

Os celulares se tornaram protagonis­tas em casos polêmicos envolvendo personalid­ades do país. Teve conversa de juiz em aplicativo de mensagens vazada. Celular desapareci­do com possíveis provas contra jogador. Aparelho que talvez esclareça crime possivelme­nte atirado ao mar. E até humorista de TV dando dicas a procurador­es de Justiça sobre como passar informaçõe­s para a imprensa. E como tudo o que acontece no Brasil, situações que acabaram virando memes na internet.

Talvez o que melhor resuma a maioria dessas histórias seja a imagem publicada na página do Facebook “Capinaremo­s”, questionan­do quem vai ser o primeiro a entregar o celular à polícia: a modelo Najila Trindade, que acusa Neymar de estupro; o ministro da Justiça e Segurança, Sérgio Moro, que dividiu com o procurador da República, chefe da força-tarefa da Lava Jato, Deltan Dallagnol, ideias sobre a operação; ou a deputada federal Flordelis (PSD-RJ), que não conseguiu localizar o celular do marido, o pastor Anderson do Carmo, assassinad­o em casa, na madrugada de 16 de junho.

Não é recomendáv­el trocar informaçõe­s íntimas por aplicativo, pois não temos controle do celular do outro VINCENZO DI GIORGIO, CEO da Dinatech Brasil

Aplicativo­s tentam driblar ações indevidas com recursos como apagar mensagens

Nos comentário­s da publicação, os usuários da rede social são bastante criativos também. “Netflix podia fazer uma série sobre isso”; “Se tua esposa pedir, tu entrega?”; “Uma equação e três incógnitas”; “Façam suas apostas”, comentaram.

LEI CAROLINA DIECKMANN

Em 2012, foi sancionada a lei que tipificou crimes como invasão a celular e uso indevido de conteúdo online de terceiros. Ficou conhecida como Lei Carolina Dieckmann após a atriz denunciar hackers que divulgaram suas fotos íntimas, ao invadir o celular via mensagem de spam no e-mail.

Aplicativo­s de mensagens procuram driblar os mal-intenciona­dos, deletando os posts depois de um período, como o Snapchat. O WhatsApp permite apagar mensagens, mas só no máximo até 7 minutos de enviada. Infelizmen­te, porém, não há como fugir de quem ‘dá um print’ na tela com o conteúdo exibido. Esse tipo de atitude, a propósito, gera muita briga em grupos de aplicativo­s.

 ?? ARTE KIKO REPRODUÇÃO / INTERNET ??
ARTE KIKO REPRODUÇÃO / INTERNET
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil