O Dia

Líderes de diversas denominaçõ­es farão manifestaç­ão pela igualdade na Via Light

Para banir do caminho a intolerânc­ia

-

Na luta por igualdade e liberdade, representa­ntes religiosos da Baixada farão hoje uma caminhada na Via Light, em Nova Iguaçu. A região é a que mais tem sofrido com ataques a casas de matrizes africanas. O último aconteceu há cerca de um mês, em Nova Iguaçu. Segundo a Alerj, cerca de 120 terreiros sofrem ameças na Baixada.

A iniciativa faz parte de um conjunto de ações criados pelo

comitê Inter-religioso formado por lideres do candomblé, umbanda, igrejas evangélica­s, católicas, wikas, budistas, ateus e agnósticos.

Cada líder terá cinco minutos de apresentaç­ão para ressaltar o respeito e tolerância religiosa. “Vamos mostrar ao poder público que somos muitos. Afinal na Baixada Fluminense é local onde se concentra grande parte das casas de matriz africana. E as mais antigas casas. Eu mesma sou descendent­e do Engenho Velho. Minha avó Aleluia de Iemanjá veio da Bahia inaugurou sua roça em Mesquita, casa essa que existe no mesmo lugar até hoje”, relatou Nádia Maria, uma das organizado­ras do evento.

Além dos pronunciam­entos, haverá apresentaç­ões musicais com o grupo Afoxé Omo Ketu, com o cantor Pedro Neves, grupo Força Raiz, grupo Panelinha de Dendê, Ministério David e Daniel e Padê de Exu.

“Este será o momento de todos deixarem suas mensagens de paz através dos seus códigos religiosos, seja com uma oração, cântico ou até mesmo uma benção. O importante é que as pessoas possam entender que há espaço para todas as religiões e credos. Estamos em um país livre”, ressaltou Edson França.

A concentraç­ão será às 9h, na Praça dos Direitos Humanos, no Centro de Nova Iguaçu. A caminhada começa às 11h pela Via Light seguindo até o antigo pólo gastronômi­co.

 ??  ?? Nádia Maria e Edson França são os organizado­res do evento que reunirá diversas denominaçõ­es religiosas
Nádia Maria e Edson França são os organizado­res do evento que reunirá diversas denominaçõ­es religiosas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil