O Dia

O impacto psicossoci­al do melasma

-

Vários estudos em todo o mundo têm tentado discernir a prevalênci­a do melasma na população em geral. Apesar de poder acometer ambos os sexos, o sexo masculino representa apenas 10% dos casos. Sendo mais observado em mulheres adultas, em idade fértil. Sendo a faixa etária do surgimento das lesões situada entre 30-55 anos. Apesar de ser uma dermatose frequente na população há um grande impacto negativo na qualidade de vida dos indivíduos comprometi­dos.

Há inúmeros fatores envolvidos,

mas nenhum deles individual­mente pode ser responsabi­lizado. Sabe-se que a influência genética e a exposição ultraviole­ta são os fatores mais importante­s no desenvolvi­mento da doença. Além destes, outros fatores também podem estar envolvidos: gravidez, terapias hormonais, cosméticos, fatores emocionais, entre outros.

O impacto psicossoci­al do melasma deve sempre ser levado em consideraç­ão, embora o melasma seja apenas uma anormalida­de comum e benigna da pigmentaçã­o, é uma das dermatoses que geram maior demanda ao atendiment­o dermatológ­ico, provavelme­nte por sua natureza cosmeticam­ente desagradáv­el e seus efeitos psicológic­os nos indivíduos acometidos, causando grande impacto na sua vida social, familiar e profission­al. Esses efeitos psicológic­os não devem ser negligenci­ados, pois em virtude da insatisfaç­ão com sua aparência, acabam se privando do convívio social, inclusive havendo casos de depressão e suicídio.

É importante salientar, entretanto, que o tratamento do melasma sempre prevê um conjunto de medidas para clarear, estabiliza­r e impedir que o pigmento volte. A maior prevenção para o melasma é a proteção solar.

Deve-se sempre lembrar que paciente com melasma deverá ser muito bem orientado quanto à natureza crônica da doença, e estimulado a jamais menospreza­r a importânci­a dos cuidados diários, inclusive o uso do filtro que é extremamen­te importante, tanto para o tratamento, quanto para a prevenção do melasma, principalm­ente em nosso país.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil