O Dia

Nova Iguaçu, Caxias, Botafogo e Bangu: veja calendário do Segurança Presente

Laranjeira­s, Barra e Vila Isabel também vão receber reforço no policiamen­to. Expansão começa dia 1º.

-

O Segurança Presente tem um novo cronograma de expansão para o Estado do Rio. A partir de agosto, o programa chegará a mais nove locais. Os municípios de Nova Iguaçu e Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, e os bairros de Laranjeira­s, Barra da Tijuca, Botafogo, Vila Isabel e Bangu serão os próximos a receber o reforço no policiamen­to ostensivo.

A expansão do Segurança Presente foi noticiada com exclusivid­ade pelo O DIA no início de julho. Com a ampliação, o governo estadual também começará a implantar um monitorame­nto via satélite para fiscalizar tanto as equipes do programa como as das operações Lei Seca e Barreira Fiscal.

Para viabilizar as expansões do Segurança Presente, o governo estadual fez parcerias com associaçõe­s comerciais e empresário­s das áreas que serão beneficiad­as. Além de contribuir financeira­mente, os parceiros vão doar de uniformes a viaturas. Quase todas as operações atuais do Segurança Presente são integralme­nte bancadas pelo Estado — nos bairros da Lapa, Aterro, Lagoa, Méier, Centro, Leblon, Ipanema e Tijuca. O custo total no mês de maio foi de R$ 4,9 milhões. Já as equipes do projeto Rio + Seguro, em Copacabana, e do Niterói Presente são frutos de convênios com as prefeitura­s do Rio e de Niterói, respectiva­mente. A Alerj firmou parceria para a Baixada. Por questão estratégic­a, os números de agentes não foram informados pela Secretaria de Estado de Governo (Segov).

 ?? LUCIANO BELFORD ?? Reforço no policiamen­to tem diminuído índices de criminalid­ade
LUCIANO BELFORD Reforço no policiamen­to tem diminuído índices de criminalid­ade

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil