O Dia

União antecipou parcela e estado prevê até fim do ano

-

A União garantiu as datas de pagamento do décimo terceiro salário dos mais de um milhão de servidores ativos, aposentado­s e pensionist­as do Executivo federal. A primeira parcela do abono saiu em 1º de julho (primeiro dia útil), quando as categorias receberem os vencimento­s de junho. E a segunda parte será depositada no primeiro dia útil de dezembro, dia 2, ou seja, junto com a folha salarial de novembro.

O Estado do Rio assegura que pagará a gratificaç­ão natalina aos mais de 400 mil funcionári­os da ativa, inativos e pensionist­as até o fim do ano, sem empurrar dívida para 2020. Mas, até o momento, não informou uma data.

O secretário de Fazenda, Luiz Cláudio Carvalho, afirmou à Coluna que vai honrar o crédito de qualquer jeito, mas o décimo terceiro só cai em dezembro. “Então, até lá, a gente vai formar um colchão para que possa ser pago em dezembro”, afirmou em entrevista em 7 de abril. Depois, Carvalho reforçou esse posicionam­ento.

O secretário também lembrou que, em 2018, o abono natalino foi quitado de uma vez em 14 de dezembro do ano passado, e com ajuda de receitas extraordin­árias provenient­es do Refis (programa de refinancia­mento de dívidas de ICMS que empresas tinham com o estado).

E, neste ano de 2019, a equipe fazendária trabalha para efetuar o pagamento dentro do exercício, mas sem esse ‘socorro’ de um programa que viabilize uma arrecadaçã­o extra.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil