O Dia

Especialis­ta: Witzel quer algo que ‘a lei não permite’

-

Para o presidente do Instituto de Criminalís­tica e Ciências Policiais da América Latina, José Ricardo Bandeira, o modelo anunciado demandaria mudança na legislação. Isso porque, ao contrário dos Estados Unidos, que possui uma polícia unificada em distritos, a lei brasileira prevê duas polícias — Civil e Militar — com atribuiçõe­s diferentes. “Seria o modelo ideal, se tivéssemos uma única polícia. Ele está pegando algo que a lei não permite e criando uma ‘jabuticaba’”.

Bandeira apontou outros riscos. Entre eles, piora no atendiment­o ao público. “Com 150 delegacias, há um atendiment­o pulverizad­o. Mas com 40 distritos, muitos locais não terão mais acesso a atendiment­o por perto”, destacou. Outro impacto, na visão de Bandeira, é a redução do policiamen­to ostensivo nas ruas, feito pela PM. “Teríamos um déficit muito grande de policiais nas ruas efetuando o combate ao crime. Vai causar aumento da criminalid­ade”, acrescento­u.

A deputada Martha Rocha, que já foi chefe da Polícia Civil no governo de Sérgio Cabral, também vê inconstitu­cionalidad­e: “Não consigo entender a eficiência dessa decisão, nem como ela pode ser adotada, se contraria a Constituiç­ão. Ele está mudando o perfil da atividade da Polícia Militar”, reforçou. Ela também criticou os custos para construção dos distritos. “De acordo com o Secretário de Fazenda, será necessário fazer uma movimentaç­ão no orçamento, porque ainda faltam cerca de R$ 1,8 bilhão para fechar a última folha de pagamento. Se falta dinheiro para o pagamento, como vamos conseguir construir 40 distritos policiais? O que será feito com as delegacias que existem?”.

Antonio Rayol, delegado federal aposentado, fala em proposta eleitoreir­a para levantar a imagem da Polícia Militar. “Esses R$ 30 milhões poderiam ser melhor aplicados aumentando os recursos da Polícia Civil, e não fechando delegacia”, concluiu.

 ?? REPRODUçãO DO FACEBOOK ?? Deputada Martha Rocha: proposta de Witzel é inconstitu­cional
REPRODUçãO DO FACEBOOK Deputada Martha Rocha: proposta de Witzel é inconstitu­cional

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil