O Dia

Doenças graves podem perder isenção de IR

- MARINA CARDOSO marina.cardoso@odia.com.br

Além da possibilid­ade da acabar com deduções do Imposto de Renda de despesas de saúde e educação, o governo Bolsonaro estuda pôr fim também em isenções para pessoas com doença grave. Caso o sistema seja adotado, 16 enfermidad­es, que estão listadas na Constituiç­ão, correm risco de ficar de fora. Ontem, em evento na Associação Brasileira de Relações Institucio­nais e Governamen­tais (Abrig), em Brasília, Marcos Cintra, secretário especial da Receita, afirmou que o governo quer fazer uma “faxina” no IR.

Entre os contribuin­tes que podem ficar sem isenção estão pessoas diagnostic­adas com Aids, cegueira, esclerose múltipla, doença de Parkinson e paralisia irreversív­el e incapacita­nte.

O fim da isenção para pessoas com doenças grave seria um dos três pilares que o governo pretende adotar em um novo sistema tributário federal. De acordo com Cintra, a ideia é tornar o modelo semelhante ao de outros países.

“Nós vamos fazer uma grande faxina para torná-lo compatível com o que está acontecend­o no mundo inteiro. Depois que Trump mexeu no IR da Pessoa Jurídica, o mundo inteiro está fazendo. As alíquotas que eram de 30 a 40% estão sendo reduzidas para 20, 25%. Faremos a mesma coisa”, afirmou o secretário.

Sobre a possibilid­ade do fim da isenção do IR para pessoas com doenças graves, Cintra disse que uma séries de “pendurical­hos absurdos” precisam ser revistos.

PILARES

O governo Bolsonaro pretende mexer na desoneraçã­o da folha de pagamento e criar nova fonte de financiame­nto para a Previdênci­a. “O Brasil é uma economia que está no raio de visão de todo o mundo, um receptador de grandes investimen­tos. Vamos entrar na OCDE. Precisamos criar ambiente compatível com esse mundo para que isso nos permita entrar nesse fluxo de grandes receptador­es de investimen­tos internacio­nais em condições competitiv­as”, finalizou.

 ?? BÁRBARA CABRAL/ABRIG ?? Durante evento da Abrig, Marcos Cintra defendeu uma “faxina” no IR
BÁRBARA CABRAL/ABRIG Durante evento da Abrig, Marcos Cintra defendeu uma “faxina” no IR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil