O Dia

GARANTIA SÓ PARA QUEM JÁ OCUPA CARGO

- Paloma Savedra

Aproposta que o prefeito Marcelo Crivella enviou ontem à Câmara dos Vereadores para garantir adicionais nas aposentado­rias de servidores públicos municipais só alcança aqueles que já estão ocupando, agora, cargos em comissão. E há um detalhe: todos devem estar, pelo menos, três anos e meio na função. Ou seja, se o texto for aprovado pelo Legislativ­o, o benefício não valerá para um funcionári­o que decidir hoje ou no futuro ocupar um posto com pagamento de gratificaç­ão.

Mas, por outro lado, o projeto deixa claro aos profission­ais o direito à incorporaç­ão em seus salários de valores adicionais devidos pelos cargos comissiona­dos. Com isso, também leva alguma tranquilid­ade às categorias do serviço público municipal diante da iminente aprovação da Reforma da Previdênci­a pelo Senado. Isso porque a Proposta de Emenda à Constituiç­ão (PEC) 6 acaba com o direito desses complement­os aos salários.

Aliás, para o funcionali­smo federal, já não há mais essa garantia. Apenas funcionári­os estaduais e municipais que ainda conseguem aumentar suas remuneraçõ­es.

Texto pronto na segunda

Crivella assinou o projeto de lei complement­ar na segunda-feira à noite, quando disse que o enviaria à Câmara. Mas a proposta só chegou à Casa legislativ­a ontem.

Levando em consideraç­ão a PEC 6, o texto do Executivo municipal prevê o fim do “instituto das incorporaç­ões”, estabeleci­do pelo Estatuto do Servidor Público Municipal, de 1979, mas faz ressalvas em relação a quem já tem a expectativ­a de direito. O prefeito afirma que a ideia é garantir de forma gradativa, “em respeito à segurança jurídica” e “ao zelo pelos cofres municipais o direito à incorporaç­ão da remuneraçã­o dos cargos em comissão, funções gratificad­as e empregos de confiança dos atuais ocupantes de cargos dessa natureza à remuneraçã­o dos seus cargos efetivos.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil