O Dia

Youtuber Felipe Neto distribuiu 14 mil obras proibidas na feira literária

-

Os 14 mil livros com temática LGBT comprados por Felipe Neto começaram a ser distribuíd­os na Bienal pouco depois das 12h deste sábado. Segundo ele, às 18h30 todos já haviam chegado às mãos dos frequentad­ores da feira.

O youtuber decidiu comprar e distribuir os livros após a polêmica envolvendo o prefeito Marcelo Crivella, que pediu que os exemplares da HQ ‘Vingadores, a cruzada das crianças’ fossem retirados por terem “conteúdo impróprio”. Na sexta, Felipe contou em um vídeo que havia comprado todos os exemplares com temática LGBT do evento. Antes da distribuiç­ão, os livros foram embalados em plástico preto com o aviso “impróprio para pessoas atrasadas, retrógrada­s e preconceit­uosas”.

A distribuiç­ão aconteceu na Praça Central, onde já havia fila desde às 10h30. Felipe fez a negociação de compra dos livros diretament­e com as editoras participan­tes do evento. Algumas das editoras fizeram rapidament­e a reposição das obras em seus estandes.

SEM INFLUÊNCIA

A estudante Maria Eduarda Ferreira, de 15 anos, era uma das mais empolgadas na fila. “Não adianta censurar ou impedir, é preciso educar da maneira certa. A pessoa ter acesso a esse tipo de conteúdo não quer dizer que ela será influencia­da a seguir o mesmo caminho. É preciso ter a mente aberta e entender as coisas. Um gestor municipal não pode misturar a política com a religião”, comentou.

“A decisão do prefeito aumentou ainda mais a curiosidad­e das pessoas. Nós estamos em 2019 e as pessoas hoje já conseguem refletir e entender a importânci­a do respeito para com o outro. A iniciativa do Felipe Neto foi muito importante. Parabéns para ele por essa ideia. O segredo é respeitar o outro, respeitar o diferente. Acho que a concepção da vida está aí, e assim a gente consegue ser igual”, diz a servidora Luana Gomes, ao lado de Wellington Pessanha.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil