O Dia

CHEIRO DE CACHORRO MOLHADO

-

Quem nunca ouviu ou pronunciou a frase “cheiro de cachorro molhado?”. Nos dias chuvosos, então... A expressão é usada para dizer que algo está com um odor específico de umidade. Na verdade, o cheiro é resultado de uma reação química da água com algumas secreções produzidas pelos cães. A explicação é da veterinári­a Karina Mussolino, gerente do Centro Veterinári­o Seres, do grupo Petz.

Ela alerta que é importante secar bem os bichinhos após pegar chuva ou passar por poças d’água, porque as partes molhadas podem desenvolve­r alergias e fungos. A dica é válida também para os cães que costumam ir à piscina ou à praia.

A toalha deve ser sempre limpa e é preciso secar bem não só os pelos, mas também as patinhas e

dobrinhas. Se necessário, use secador de cabelo em temperatur­a morna. Segundo Karina, em dias quentes não é indicado deixar o bichinho molhado secando ao sol.

Ela ensina que escovar também ajuda a ativar a circulação e diminui o mau cheiro. Até aqueles com pelagem curta devem ser escovados diariament­e. Em épocas chuvosas, a veterinári­a avisa que também deve-se ter maior controle de pulgas e carrapatos, já que pets podem ficar doentes e até morrer pela falta de cuidado com doenças transmitid­as por ectoparasi­tas.

Outra dica importante é deixar sempre o cantinho dos pets seco. A roupa de cama deve ser trocada toda semana. Almofada, manta e caminha precisam ser mantidas limpas e secas.

 ?? DIVULGAÇÃO ??
DIVULGAÇÃO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil