O Dia

Projeto EDUC recolhe materiais reciclávei­s em cinco bairros do município e beneficia 140 moradias

Coleta seletiva nas casas de Caxias

-

Conscienti­zação ambiental e coleta seletiva de resíduos sólidos. Esses são os dois pilares principais do Projeto EDUC. Iniciativa da ONG Guardiões do Mar, em parceria com a Petrobras, o programa teve início em julho e está presente em cinco bairros de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, onde adolescent­es recolhem materiais reciclávei­s — atualmente, são 140 domicílios atendidos.

Com bicicletas adaptadas, a coleta tem sido feita de porta a porta nos bairros Saraiva, Campos Elíseos, Bom Retiro, Parque Marilândia e Vila Serafim. O serviço acontece às segundas, terças e quartas-feiras. E para realizar o recolhimen­to do material reciclável, o Projeto EDUC é executado pelo Ecoclube, grupo composto por 15 jovens, de 15 a 17 anos, que passaram por oito meses de capacitaçã­o, em parceria com Agentes Ambientais.

De acordo com Pedro Belga, presidente da ONG Guardiões do Mar, o diferencia­l da iniciativa é o envolvimen­to da comunidade, uma vez

que “amarra todas as pontas da sociedade”. “Escolas, por meio da Educação Ambiental, com alunos e professore­s; adolescent­es e jovens, na mobilizaçã­o de coleta; lideranças comunitári­as e os moradores, separando e doando o seu material. Vemos os jovens engajados em mudar sua comunidade e pessoas se responsabi­lizando pela própria coleta seletiva”, destaca.

Belga esclarece que, como os bairros ficam nos arredores da Refinaria de Duque de Caxias (Reduc), o projeto procura conscienti­zar os moradores sobre os cuidados que devem ser tomados com despejo de lixo perto do polo petroquími­co. “Queremos falar não só de educação ambiental, mas também de segurança”, pontua. Segundo ele, os moradores locais que trabalham na refinaria se beneficiam desse conhecimen­to. “O funcionári­o pode ver que a empresa em que ele trabalha também se preocupa com o bem-estar da própria comunidade”, complement­a.

Para Pedro Belga, a expectativ­a é que o Projeto EDUC seja renovado para 2020. “Em uma segunda etapa, a ideia é estender as atividades para outras áreas e atender dez comunidade­s. As lideranças comunitári­as nos cobram muito”, conta.

MOEDA VERDE

A ONG Guardiões do Mar também organiza mensalment­e o evento ‘Moeda Verde’, que percorre praças dos bairros próximos à Reduc. Nele, crianças e adolescent­es são orientados a levar materiais reciclávei­s e trocar por ‘educoins’, moedas fictícias usadas para adquirir livros, roupas e brinquedos.

Vemos jovens engajados em mudar sua comunidade e pessoas se responsabi­lizando pela própria coleta seletiva PEDRO BELGA, presidente da ONG Guardiões do Mar

 ?? DIVULGAÇÃO ?? Atualmente, o programa está em cinco bairros localizado­s próximos à Refinaria de Duque de Caxias (Reduc)
DIVULGAÇÃO Atualmente, o programa está em cinco bairros localizado­s próximos à Refinaria de Duque de Caxias (Reduc)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil