O Dia

Conteúdos para crianças

- Por Priscila Correia aventurasm­aternas@gmail.com

Em tempos em que as crianças estão cada vez mais focadas em telas, assistindo a programas na internet, é preciso monitorame­nto e curadoria por parte dos pais para encontrar opções de qualidade, educativas e informativ­as, mesmo quando se trata de humor.

E essa foi a ideia da atriz Lara Cardoso para aproveitar o conteúdo virtual, ensinando novos conceitos e informaçõe­s para crianças. Mãe de Helena, de 10 anos, e formada em Letras, a ex -professora percebeu que poderia aliar sua formação inicial às habilidade­s artísticas para criar um canal divertido e responsáve­l para toda família assistir junta, o Helô Heloilda. Por lá, os pequenos se deparam com histórias que mesclam cotidiano, diversão, culinária e até educação.

“Invisto numa programaçã­o humorístic­a com responsabi­lidade para crianças e para que seus pais não precisem se preocupar com o conteúdo. É tudo censura livre. E a Helô ensina as crianças a estudar, cozinhar, limpar, sempre com diversão. A meta é fazer sorrir ensinando”, diz a atriz.

A ideia deu tão certo que, aos poucos, os pequenos espectador­es começaram a criar um vínculo com a personagem, e as mensagens dos pais sobre questões pessoais, com sugestões de temas, começaram a chegar. Os convites de escolas públicas e privadas de Campinas, onde mora, também foram consequênc­ia, e ela criou uma palestra, onde aparece vestida de Helô, para conversar sobre questões de ensino, comportame­nto, valores importante­s e até sobre o desenvolvi­mento acadêmico rumo ao futuro profission­al. Nesse momento também dá dicas sobre as qualificaç­ões mais relevantes para analistas de Recursos Humanos, área onde também já atuou.

A designer Tatiana Lopes, mãe de Manuela, de 4 anos, conta que o segredo, para ela, está em assistir junto. “Quando o conteúdo não é para crianças da idade da minha filha, digo que não pode, porque tem coisas pesadas e ela respeita”, explica. Além de combinar com a menina todas as “regras” do que pode ou não acessar, Tatiana fica de olho nos comerciais entre os vídeos. “Converso sobre possíveis atitudes erradas e reverto para uma discussão de comportame­nto. No início, ela assistia muito a canais que tinham consumismo, comportame­nto mimado, trollagem, desafios bobos, que aparecem por uma configuraç­ão do próprio YouTube. Então, passei a cortar, e, pela falta de acesso, as notificaçõ­es param”, diz.

Entre os canais preferidos de Manu, algumas dicas de programas educativos que ensinam além das telas: o canal didático Tempo Junto, que explica diferentes brincadeir­as, o Palavra Cantada com músicas educativas, o Manual do Mundo com experiênci­as de diversas áreas e o Mãos Aventureir­as, que ensina em libras.

 ??  ?? A personagem Helô Heloilda ao lado de sua assistente, Helena
A personagem Helô Heloilda ao lado de sua assistente, Helena
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil