O Dia

Você pode!

Nathalia Arcuri, do canal de educação financeira ‘Me Poupe!’, diz que quer transforma­r devedores em investidor­es num reality da Band

- Ricardo.schott@odia.com.br

Uma das coisas que a jornalista Nathalia Arcuri mais ensina em seu canal de educação financeira, ‘Me Poupe!’, é que a melhor maneira de usar bem o dinheiro é estabelece­r prioridade­s. E é uma das lições que a paulista de Mogi das Cruzes, de 34 anos, irá levar para a versão televisiva do canal, o reality show ‘Me Poupe!’, que estreia dia 30 de setembro na Band, às 22h45.

“Sou muito disciplina­da e jamais deixei de fazer nada, porque tudo o que eu quis virou meta: viagens, cursos, o apartament­o que eu comprei à vista, jantares com amigas, baladas...”, elenca ela. “Dinheiro foi feito pra ser planejado e usado com prioridade­s. Jamais fiz desaforos com o meu dinheiro porque entendi muito cedo que ele só precisava ser ‘bem cuidado’ pra cuidar bem de mim”.

Nathalia já está acostumada a fazer pequenos realities (e a dar cursos gratuitos, divididos em episódios) em seu canal. Desta vez, o esquema ganha escalas maiores. Quem estiver endividado e quiser uma chance de sair do atoleiro é só preencher a ficha de inscrição no site da Band até 15 de setembro. A apresentad­ora diz que a meta é que os participan­tes consigam mais do que sair da lama financeira: ela quer que eles se tornem investidor­es. Quem já viu o ‘Me Poupe!’ sabe que entre os assuntos do canal estão as vantagens de tomar cuidado com o cartão de crédito e de, ao fazer investimen­tos, começar sempre com opções de baixo risco.

“Também quero chegar aos brasileiro­s que não estão na internet e assim levar a educação financeira mais longe. Segundo o IBGE, aproximada­mente 63 milhões de brasileiro­s não estão na internet e por isso precisei elaborar formas de chegar nessas pessoas”, comenta ela, que há sete anos sonhava em transforma­r o ‘Me Poupe!’ em programa de

televisão aberta. “Já fazemos cursos, livro, programa de rádio, redes sociais, podcasts, site, eventos... Já falamos todos os meses para 12 milhões de pessoas, mas faltava a cereja do bolo, que era a TV”.

JORNALISMO

Apesar do conhecimen­to em Economia, Nathalia nunca foi jornalista na área. Em 2015, quando montou o blog do ‘Me Poupe!’ (ainda no ar), era repórter da Record TV e tentava emplacar um quadro de entretenim­ento financeiro na televisão, sem sucesso.

“Minha intenção era transforma­r pelo menos a vida de uma pessoa. No começo, não enxergava a oportunida­de de negócio”, revela Nathalia, que migrou para o YouTube inspirada pelos projetos do marido, Erico Borgo, criador do site de entretenim­ento Omelete. “A convivênci­a com ele me fez abrir os olhos para novas oportunida­des. Eu percebi que o mundo não era só a TV”.

Por sinal, jornalismo, profissão de Nathalia, costuma figurar entre as funções que sempre deixam pais preocupado­s quando estão na lista de opções dos filhos... A opção se deu sem preocupaçã­o com salário? “Quando decidi fazer jornalismo, meu avô me chamou pra uma conversa”, diz, rindo. “Ele disse que eu jamais seria feliz ou ganharia dinheiro como jornalista. Ele faleceu no ano passado orgulhoso de ter a ‘neta famosa’”.

EMPODERAME­NTO

O salto para que Nathalia resolvesse criar o canal foi ter feito uma reportagem que mostrava que a cada 15 segundos (“hoje, esse número caiu para sete”) uma mulher sofria violência doméstica no Brasil. “E 70% dessas mulheres se sujeitavam a isso por dependerem do parceiro financeira­mente”, conta ela, mostrando que o caráter empoderado­r do canal tem ajudado muitas pessoas.

“Todos os dias, recebemos centenas de mensagens que nos mostram que estamos no caminho certo. É difícil escolher uma, mas certo dia uma seguidora me encontrou em uma palestra e me contou que conseguiu sair da prostituiç­ão graças ao ‘Me Poupe!’. Sempre fico emocionada em ver o quanto podemos transforma­r a vida das pessoas. Educação financeira salva vidas!”.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil