O Dia

Som, luzes, cores e muita ação

-

Som no último volume e letreiros em neon são os aspectos menos chamativos da Vila Mimosa, um dos redutos de prostituiç­ão mais antigos do Rio de Janeiro. Atualmente localizado na Praça da Bandeira, na Zona Norte, suas ruas já receberam famosos como Cartola, Luiz Gonzaga e até Valesca Popozuda esteve por lá, gravando cenas do clipe ‘Desce um gin’, em 2018.

é na entrada da Rua Sotero dos Reis que os visitantes deixam o pudor de lado. Nos fins de semana, a VM recebe cerca de 4.500 pessoas, que procuram o prazer em alguma das 70 casas de prostituiç­ão.

Por muitos anos, as meninas firmaram residência em outro bairro da Zona Norte carioca, o Estácio, mas a prefeitura precisou do espaço num projeto de revitaliza­ção da área. Logo em seguida, mudaram-se para o atual endereço, onde estão há 23 anos, considerad­o o ‘escritório’ de cerca de mil prostituta­s.

De acordo com historiado­res, a VM teria se originado na época da Primeira Guerra Mundial, com a concentraç­ão de mulheres do leste europeu que fugiam do conflito bélico e se fixaram na Zona do Mangue.

No ano 2000, um projeto chamado ‘Dama das Camélias’ presenteou as garotas de programa com cursos de capacitaçã­o para confecção de roupas e adereços para o Carnaval. Uma unidade da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) foi criada lá, sete anos depois.

 ?? DIVULGAçãO ?? Valesca Popozuda gravou um clipe na Vila Mimosa em 2018
DIVULGAçãO Valesca Popozuda gravou um clipe na Vila Mimosa em 2018
 ?? ALESSANDRO COSTA/ARQUIVO O DIA ?? Hoje, estima-se que mil garotas de programa atuem na área
ALESSANDRO COSTA/ARQUIVO O DIA Hoje, estima-se que mil garotas de programa atuem na área

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil