O Dia

Batalha da urna

- LEANDRO MAZZINI

A despeito da proximidad­e das eleições municipais, daqui um ano, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai trocar todas as 83 mil urnas eletrônica­s. A Positivo e a Smartmatic foram as duas únicas empresas que entregaram à comissão de licitação do TSE as suas propostas. Serão compradas, no mínimo, 103 mil novas urnas, com tecnologia touch (digitação na tela) e leitor de biometria. O edital, porém, prevê 180 mil novos equipament­os. O TSE não informou o que fará com os aparelhos que serão descartado­s, mas internamen­te avalia vendê-los para o governo de outro país.

Tramitaçõe­s

A ‘proximidad­e’ do pleito é por causa da lentidão dos processos licitatóri­os, de meses, e da produção das urnas pela vencedora. Se tudo correr bem, sem briga judicial.

Data venia

Magistrado­s e desembarga­dores do Piauí estão de olho num grupo militante partidário que espalha fake news contra os togados nas redes sociais. Vem giroflex aí.

Demanda de Damares

A Comissão de Direitos Humanos do Senado votará parecer favorável do senador Telmário Mota ao PLC 119/15 contra o infanticíd­io indígena. A ministra Damares Alves quer salvar da cova recém-nascidos alvos de algumas etnias em rituais.

Chicote judicial

A 2ª Turma do Superior Tribunal de Justiça deu ganho de causa à Fazenda Nacional contra servidora que combate câncer. Ela apenas pediu isenção de imposto de renda.

Jornais

O deputado Elias Vaz (PSB-GO) pede ao Supremo Tribunal Federal, em mandado de segurança, a suspensão da Medida Provisória 896/19, editada pelo presidente Jair Bolsonaro, que desobriga a publicação de editais de concursos, licitações e pregões públicos em jornais. Sustenta que há desvio de finalidade para retaliar veículos por críticas ao governo, o que já ficou evidenciad­o nas falas do próprio presidente.

Suplente salva

O deputado federal Luís Miranda (DEM-DF), suspeito de estelionat­o e outros crimes, é salvo na Câmara Federal, por ora, pelo perfil do primeiro suplente. Ninguém do PT, PCdoB e PSOL ainda represento­u contra ele no Conselho de Ética porque não quer a ascensão de Laerte Bessa, conhecido ex-deputado da bancada da bala e bolsonaris­ta.

Só piora

O Brasil inteiro só vê crescer a lista de supostos crimes cometidos por Miranda, antes e durante o mandato; como abuso de poder na campanha e até prevaricaç­ão, por intermedia­r venda de grãos para sua empresa em viagem oficial com comitiva de deputados à China.

da pequena Pirenópoli­s (GO). A ação nasceu no MP goiano, e já há indiciamen­tos pela Polícia Civil, por irregulari­dades de obras em Área de Proteção Permanente e desmatamen­to de nascentes.

CEB na fila

Edison Garcia, procurador federal, ex-presidente do INSS e sempre requisitad­o para resolver pepinos, hoje presidente da Companhia Energética de Brasília (CEB), está conseguind­o sanar a empresa deficitári­a que herdou, para a privatizaç­ão.

Enquanto não vem

A lenta tramitação da Reforma da Previdênci­a não sai, o Instituto Fiscal Independen­te, vinculado ao Senado, tece cenários sobre o mercado: “Empresário­s adiam decisões de investimen­to em função da baixa expectativ­a de demanda no futuro”, pontua o mais recente relatório. “A percepção ruim a respeito do ambiente de negócios no Brasil fica evidenciad­a em pesquisas qualitativ­as internacio­nais”.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil