O Dia

Saiba o que está liberado e proibido nas praias do Rio

Fim de semana é o primeiro da Operação Verão, que vai fiscalizar a orla com ajuda de câmeras.

- Reportagem da estagiária Rachel Siston, sob supervisão de Gustavo Ribeiro

Com a estação mais quente do ano à porta, a Guarda Municipal iniciou, ontem, a Operação Verão 2020, que visa orientar cariocas e turistas sobre as regras de convivênci­a nas praias e áreas de lazer como o Parque de Madureira e o Parque Radical de Deodoro. Nos fins de semana e feriados, aliás, agentes do Grupamento Especial de Praia e Marítimo vão distribuir panfletos para alertar o que é ou não permitido, além de utilizar sistema de videopratr­ulhamento.

A novidade desse verão é que, além dos banhistas, cães também podem se refrescar nas praias da cidade. Mas os tutores precisam ficar atentos para que o passeio não se torne dor de cabeça. Isso porque, apesar de ainda não haver regulament­ação, o decreto que permite a presença de cachorros prevê animais só com coleira e guia, vermifugad­os e vacinados, e que as fezes sejam recolhidas. A lei também estipula a construção de espaços destinados aos pets, mas ainda não há previsão para que eles sejam criados pela prefeitura.

“O meu cachorro está sempre na guia, mas como ele é muito comportado e só anda me seguindo, eu deixo ficar solto um pouco. Mas é importante seguir todas as regras para que não aconteça um acidente e a praia não fique suja. Se a gente respeitar, os cães vão poder sempre vir”, disse Andrea Garotti, ao passear com a Magu, na Praia do Leblon.

É importante seguir as regras para não acontecer acidentes e a praia não ficar suja. Se a gente respeitar, os cães vão poder sempre vir

ANDREA GAROTTI, banhista

A praia é de todos e algumas coisas podem incomodar outras pessoas

JANICE RITTIER, turista

 ?? SANDRO VOX/ARQUIVO O DIA ??
SANDRO VOX/ARQUIVO O DIA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil