O Dia

Empresa grega investigad­a por óleo

Operação Mácula, da PF, aponta petroleiro Bouboulina como responsáve­l por vazamento no Nordeste

- > Rio Grande do Norte

APolícia Federal investiga a companhia grega Delta Tankers, responsáve­l pelo navio mercante NM Bouboulina, apontado como responsáve­l pelos vazamentos de óleo no litoral nordestino. A Operação Mácula, deflagrada ontem, vai apurar origem e autoria dos derramamen­tos que atingiram mais de 280 praias em nove estados da região desde o fim de agosto. As ordens foram expedidas pela 14ª Vara Federal Criminal de Natal (RN), que autorizou as buscas.

A PF concluiu que não há indicação de outro navio que poderia ter vazado ou despejado óleo

De acordo com a PF, a mancha inicial de petróleo cru foi localizada a 700km da costa brasileira. A investigaç­ão identifico­u que um único petroleiro navegou pela área suspeita entre 28 e 29 de julho. O inquérito teve acesso a imagens de satélite que partiram das praias atingidas até o ponto de origem, e o relatório de detecção das manchas de óleo apontou que a mancha original é de 29 de julho. Ainda na manhã de ontem, a PF investigou as empresas Lachmann Agência Marítima e da empresa Witt O’Brien.

O petroleiro, de bandeira grega, atracou na Venezuela em 15 de julho, onde permaneceu por três dias. Seguiu para Cingapura pelo Oceano Atlântico até aportar na África do Sul. O derramamen­to teria ocorrido no deslocamen­to.

A Inteligênc­ia da Polícia Federal concluiu que “não há indicação de outro navio que poderia ter vazado ou despejado óleo provenient­e da Venezuela”, segundo a Marinha. O navio ficou detido nos EUA por quatro dias por “incorreçõe­s de procedimen­tos operaciona­is no sistema de separação e água e óleo para descarga no mar”.

“Há fortes indícios de que a empresa, o comandante e tripulação do navio deixaram de comunicar às autoridade­s competente­s acerca do vazamento/lançamento de petróleo cru no Oceano Atlântico”, constatam os procurador­es da República Cibele Benevides e Victor Mariz.

 ?? REPRODUÇÃO ?? Navio de bandeira grega, NM Bouboulina é apontado por investigaç­ões da Polícia Federal como culpado pela contaminaç­ão das praias
REPRODUÇÃO Navio de bandeira grega, NM Bouboulina é apontado por investigaç­ões da Polícia Federal como culpado pela contaminaç­ão das praias

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil