O Dia

Presidente não vai à posse de Fernández

-

A posse do presidente eleito da Argentina, Albero Fernandéz, não contará com a presença do presidente brasileiro Jair Bolsonaro. Ontem, na entrada do Palácio da Alvorada, Bolsonaro afirmou que não irá à cerimônia em 10 de dezembro, em Buenos Aires. Durante a campanha argentina, o presidente apoiou a reeleição de Mauricio Macri mas, após a vitória de Fernández, disse que manterá a relação com novo presidente da Argentina. Questionad­o se iria à posse, respondeu aos jornalista­s: “Não vou”.

Bolsonaro afirmou que espera que “eles (Argentina) continuem fazendo uma política conosco semelhante ao que o Macri fez até momento”.

Os argentinos elegeram o peronista Alberto Fernández para comandar a Casa Rosada, tendo como vice, a ex-presidente Cristina Kirchner. Macri foi derrotado no primeiro turno. Logo após a vitória do peronista, o líder brasileiro lamentou e comentou que não cumpriment­aria a chapa vencedora, mas depois voltou atrás.

Bolsonaro também ficou muito incomodado com uma foto publicada em redes sociais por Fernández em defesa da liberdade do ex-presidente Lula, preso em abril do ano passado, no âmbito da Operação Lava Jato.

A Argentina é o terceiro principal parceiro comercial do Brasil, atrás de China e Estados Unidos. Além disso, ao lado de Uruguai e Paraguai, Brasil e Argentina integram o bloco Mercosul.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil