O Dia

No Dia de Finados, pedidos de paz para o Rio de Janeiro

Dom Orani celebrou missa, com apresentaç­ão de orquestra da Maré. Comerciant­es lamentam que data atraia cada vez menos pessoas

- FABIO PERROTTA fabio.perrotta@odia.com.br

No Cemitério do Caju, a programaçã­o foi especial no Dia de Finados. O Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, celebrou uma missa e aproveitou a oportunida­de para pedir paz nas grandes cidades, principalm­ente no Rio de Janeiro.

“É normal celebrarmo­s, todos os anos, missas para os falecidos. Neste ano, em especial, estamos com um tema que vai além da longevidad­e e da qualidade de vida. Muita gente morre em decorrênci­a da violência nas grandes cidades e isso pode ser diminuído, pode ser melhorado. Cabe a nós sermos instrument­os de paz, ajudar as pessoas a se respeitare­m, se amarem e fazerem o bem”, disse o Cardeal.

Além de missas e cultos, houve apresentaç­ão da Orquestra Maré do Amanhã, formada por crianças e adolescent­es das comunidade­s do Complexo da Maré. No

Crematório e Cemitério da Penitência, também no Caju, a primeira missa aconteceu às 8h, celebrada pelo Padre Pedro Paulo. Logo após os fiéis participar­am de um ato que soltou balões brancos, comandado pelo grupo Amigos Solidários na Dor do Luto-RJ, que teve como intenção um pedido de paz para o Rio.

Apesar do engarrafam­ento para chegar e do grande movimento, comerciant­es na região do cemitério contam que, a cada ano, menos pessoas vão ao local no Dia de Finados. André Henrique é dono de um bar na porta do Cemitério do Caju. Segundo ele, o movimento está diminuindo e isso fica evidente nas vendas.

“Trabalho aqui desde 1982. No começo, vendíamos até 35 caixas de cerveja em um Dia de Finados. Eram seis funcionári­os no salão e mais duas cozinheira­s. Hoje, comemoro se vender dez caixas e tenho apenas dois funcionári­os”, lamentou André.

 ?? DIVULGAÇÃO ?? Dom Orani no Caju: “Cabe a nós sermos instrument­os de paz”, disse
DIVULGAÇÃO Dom Orani no Caju: “Cabe a nós sermos instrument­os de paz”, disse

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil