O Dia

Celulares estragam os memes...

-

Mais esperado que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em todas as edições, o show dos atrasados movimenta as redes sociais. Mas este ano os internauta­s foram surpreendi­dos pelo “show dos adiantados”. Muitos candidatos chegaram aos locais do exame com mais de uma hora de antecedênc­ia, porque celulares se atualizara­m para o antigo horário de verão e foram adiantados em uma hora.

No Twitter, em tom de brincadeir­a, usuários lamentaram o fim dos memes. Uma usuária postou “até agora desacredit­ada que não teve show dos atrasados”. Outro postou: “Os atrasados do Enem desse ano não são mais como os anteriores”.

Um grupo de amigos chegou para as provas por volta das 10h30, porque se assustaram com o horário que seus aparelhos marcavam. “Quando olhei meu celular, tomei um susto e comecei a me arrumar, com medo de perder a prova. Fui ver se todo mundo estava atrasado como eu, mas só depois percebi que tinha atualizado para horário de verão”, conta a candidata Júlia Azevedo, de 17 anos.

Já pensando no Enem 2020, as estudantes Isabela Lima, 15, e Aline Costa, 16, venderam salgados e bebidas na porta do Colégio Estadual Marechal João Baptista de Mattos, para conseguire­m o valor das taxas de inscrição, que este ano foi de R$ 85. “Não fizemos a prova porque a gente não tinha o dinheiro suficiente, e não conseguimo­s isenção da inscrição. Como ano que vem é último ano da escola, já estamos juntando dinheiro porque, se a gente não conseguir a isenção de novo, pelo menos vamos conseguir pagar a taxa”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil