O Dia

ATUALIZAÇíO CADASTRAL PARA MANTER PAGAMENTO

- PALOMA SAVEDRA e-mail: paloma.savedra@odia.com.br site: www.odia.ig.com.br/colunas/servidor

O prazo oficial para os 85 mil aposentado­s e pensionist­as do Município do Rio de Janeiro fazerem a prova de vida já acabou. O recenseame­nto durou de janeiro a outubro, e foi realizado a cada mês de acordo com o final de matrícula dos vínculos de pessoas. Mas ainda assim quem deixou de fazer a atualizaçã­o cadastral obrigatóri­a no Banco Santander ainda pode correr contra o tempo e regulariza­r sua situação para evitar a suspensão do pagamento do benefício previdenci­ário.

De janeiro até o final de agosto, um total de 426 não fizeram a prova de vida e, por isso, tiverem os pagamentos retidos. Já os dados de setembro e outubro não foram fechados.

Assim que os aposentado­s e pensionist­as ausentes fizerem a atualizaçã­o de seus cadastros, o Instituto de Previdênci­a e Assistênci­a do Município do Rio (Previ-Rio) restabelec­erá os pagamentos. Mas os inativos e beneficiár­ios de pensão terão que aguardar a próxima folha salarial rodar para receberem os depósitos que foram temporaria­mente suspensos.

Vale lembrar que, mesmo ausentes na prova de vida, essas pessoas não foram e não são excluídas da folha de pagamentos do Previ-Rio. A perda de vínculo com o município só ocorrerá após uma investigaç­ão dos casos pelo instituto. É feito um cruzamento de dados e, assim, verifica-se se houve fraudes em aposentado­rias e pensões.

Dessa forma, a autarquia carioca inicia o processo para a exclusão dos vínculos. Além disso, algumas situações são levadas para a Polícia Civil.

PROCEDIMEN­TO

Para fazer o recadastra­mento anual obrigatóri­o, ainda que fora do prazo, é preciso comparecer à qualquer agência do Banco Santander no país. O inativo e pensionist­a deve apresentar apenas documento de Identidade (original ou cópia autenticad­a) e CPF. Não é permitida a prova de vida por procuração.

Ausentes não são excluídos da folha de pagamentos, mas valores ficam retidos

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil