Ca­so Ma­ri­el­le: pe­ri­ta já foi acu­sa­da de frau­dar aná­li­se

Uma das téc­ni­cas do MP, que ana­li­sou áu­di­os do Ca­so Ma­ri­el­le, já foi acu­sa­da de adul­te­ra­ção em in­ves­ti­ga­ção de 2009

O Dia - - FRONT PAGE - BRU­NA FANTTI bru­[email protected]

Ma­ria Gar­ga­gli­o­ne, que ava­li­ou áu­dio de por­tei­ro do con­do­mí­nio de Jair Bol­so­na­ro, emi­tiu lau­do ma­ni­pu­la­do em 2009.

Ma­ria do Car­mo Gar­ga­gli­o­ne, uma das téc­ni­cas do Mi­nis­té­rio Pú­bli­co (MP) que ana­li­sou o áu­dio do por­tei­ro do con­do­mí­nio do pre­si­den­te Jair Bol­so­na­ro no Ca­so Ma­ri­el­le Fran­co, já foi acu­sa­da, pe­la pe­rí­cia da Po­lí­cia Ci­vil, de ‘edi­ção frau­du­len­ta’ de uma es­cu­ta em uma ou­tra in­ves­ti­ga­ção, de 2009. Na oca­sião, lau­do do Ins­ti­tu­to de Cri­mi­na­lís­ti­ca Car­los Ébo­li (ICCE) mos­trou que os áu­di­os ana­li­sa­dos por ela ti­nham si­do edi­ta­dos, in­cri­mi­nan­do um dos in­ves­ti­ga­dos. Na Jus­ti­ça, ele aca­bou ab­sol­vi­do.

Lau­do do ICCE, fei­to pe­la pe­ri­ta De­ni­se Ri­ve­ra, atu­al vi­ce-pre­si­den­te da As­so­ci­a­ção de Pe­ri­tos do Es­ta­do do Rio de Ja­nei­ro, apon­tou a ir­re­gu­la­ri­da­de na aná­li­se de Gar­ga­gli­o­ne. “Áu­di­os que fo­ram ob­je­tos de exa­me da téc­ni­ca Ma­ria Gar­ga­gli­o­ne exi­bem uma edi­ção frau­du­len­ta em re­la­ção ao diá­lo­go iden­ti­fi­ca­do co­mo 184”, diz tre­cho do do­cu­men­to.

ÁU­DIO DO POR­TEI­RO

A aná­li­se do áu­dio do por­tei­ro, con­fec­ci­o­na­da em me­nos de três ho­ras, ates­tou que o fun­ci­o­ná­rio do con­do­mí­nio de Bol­so­na­ro te­ria li­ga­do pa­ra a ca­sa de Ron­nie Les­sa, um dos acu­sa­dos pe­la mor­te da ve­re­a­do­ra, e não pa­ra a do pre­si­den­te. A pe­rí­cia do MP foi cri­ti­ca­da por não ter ana­li­sa­do o sis­te­ma de gra­va­ção da gua­ri­ta, apre­en­di­do so­men­te on­tem pe­la po­lí­cia.

Tre­cho do do­cu­men­to em que De­ni­se Ri­ve­ra afir­ma ter ha­vi­do ‘edi­ção frau­du­len­ta’ em lau­do de Gar­ga­gli­o­ne

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.