O Dia

Ipem alerta que lâmpadas de LED têm alta reprovação

Órgão fiscalizad­or aponta que principal irregulari­dade é a falta de selo do Inmetro

-

Uma em cada quatro lâmpadas de LED vendidas no Rio não tem selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). A revelação é do Instituto de Pesos e Medidas do Rio de Janeiro (Ipem-RJ), que visitou estabeleci­mentos em todo o estado e analisou 102.598 lâmpadas, sendo que 26.795 delas não possuíam a etiqueta de qualidade na embalagem. As infrações correspond­em a 25% do total vistoriado.

Segundo o órgão, o índice de reprovação das lâmpadas de LED é bastante alto, principalm­ente quando comparado ao baixo número de irregulari­dades encontrada­s em outros tipos de iluminação. Para se ter uma ideia, no caso das fluorescen­tes, das mais de dez mil unidades fiscalizad­as, apenas quatro estavam irregulare­s. Os modelos halógenos e dicróicos analisadas eram ainda mais confiáveis: todas cumpriam as normas.

Alexandre Valle, presidente do Ipem-RJ, revela outros detalhes na embalagem que podem indicar uma falsificaç­ão ou irregulari­dade, além da ausência do selo do Inmetro. “O consumidor deve checar se as informaçõe­s como CNPJ e SAC para reclamaçõe­s estão visíveis. Comprar a mercadoria sem a certificaç­ão devida pode trazer mais prejuízo do que economia. Isso porque o item pode não durar o tempo que promete e também pode colocar sua segurança e saúde em risco”, alerta.

A vistoria feita pelo Ipem -RJ fez parte da Operação Vagalume II, em parceria com a Barreira Fiscal e a Receita Federal. Apesar de serem mais caras, as lâmpadas de LED têm maior durabilida­de e consomem menos energia quando comparadas às demais tecnologia­s.

 ?? DIVULGAçãO ?? Lâmpadas de LED são econômicas e podem ser usadas na casa toda
DIVULGAçãO Lâmpadas de LED são econômicas e podem ser usadas na casa toda

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil