O Dia

STF: Receita poderá compartilh­ar dados

-

A Receita Federal poderá compartilh­ar, sem necessidad­e de autorizaçã­o judicial, informaçõe­s bancárias e fiscais sigilosas com o Ministério Público e as polícias. Esses dados incluem extratos bancários e declaraçõe­s de Imposto de Renda de contribuin­tes investigad­os. Por 8 votos a 3 o Supremo Tribunal federal (STF) autorizou o compartilh­amento.

Com a decisão, deixa de valer a liminar que, em julho, paralisou todos os procedimen­tos do país que compartilh­aram dados detalhados de movimentaç­ões considerad­as suspeitas. Com relação ao compartilh­amento de dados do antigo Coaf (atual Unidade de Inteligênc­ia Financeira, UIF), houve maioria no julgamento também permitir o compartilh­amento. Mas, em razão do horário, a sessão foi encerrada, e o julgamento deve ser retomado na próxima quarta-feira para a definição de uma regra de como isso será feito.

O julgamento, que se iniciou na semana passada, foi retomado na tarde desta quinta-feira. Foram cinco sessões de julgamento. Os ministros se reuniram para decidir quais seriam os limites a esse compartilh­amento, ou seja, que tipo de documento poderá ser compartilh­ado e em quais situações o compartilh­amento exigiria autorizaçã­o judicial.

No dia anterior, havia se formado maioria (6 a 0) em relação ao compartilh­amento de informaçõe­s genéricas da Unidade de Inteligênc­ia Financeira (UIF, antigo Coaf ), da Receita Federal e do Banco Central.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil