O Dia

ESCOLAS DA INTENDENTE DÃO SHOW DE VERSATILID­ADE PARA DESFILAR.

No Carnaval do povo, não tem frescura! O desfile da Intendente Magalhães traz foliões que atuam em funções diversas: é o coração compensand­o a falta de verba

- YURI EIRAS yuri.eiras@odia.com.br

Na Rosa de Ouro, escola do Grupo de Acesso da Intendente Magalhães, Nilce Fran é presidente, enredo e o que mais precisar. Quando falta material, é ela quem vai ao Mercadão de Madureira comprar adereços. “Cheguei carregada de bolsas. É muito amor”, diz. A escola que tem a passista da Portela como enredo é uma das 58 que desfilarão no chamado Carnaval do povo da Intendente, que é de graça. Longe dos holofotes da Sapucaí, os apaixonado­s pela folia são espécies de ‘faz-tudo’.

A Rosa de Ouro, fundada como bloco nos anos 1970 por integrante­s da Portela — entre eles, Candeia e Wanderley Francisco, pai de Nilce —, desfila hoje, às 20h. Lá pelas 4h, a madrinha Portela sairá na Sapucaí. Na primeira, Nilce é o enredo. Na segunda, diretora de Harmonia e coordenado­ra da ala de passistas.

“Nasci no Carnaval. Sou presidente da escola que meu pai fundou. Agora também enredo. É gratifican­te. As escolas desse grupo são menores, o processo é muito difícil. A paixão nos guia, tem que jogar nas onze. Não temos dinheiro para pagar salários, então todo mundo se ajuda”, admite.

CARNAVALES­CO NO SUSTO

O jogar nas onze também acontece na Unidos da Vila Santa Tereza, de Coelho Neto. Caaio Araujo — com ‘a’ duplicado, mesmo — já foi mestresala e diretor de Carnaval. Ano passado, foi anunciado como carnavales­co sem saber. Topou a missão e criou o enredo ‘No Saçarico da Intendente, a Vila Canta Rosa’, sobre a carnavales­ca Rosa Magalhães.

“Minha família faz parte da escola. Minha mãe foi presidente, agora é vice. Minha irmã é diretora de barracão. A gente se ajuda”, diz Caaio, que também é mestre-sala na Acadêmicos de Vigário Geral, escola da Série A da Sapucaí, que desfilou na sexta-feira.

As escolas desse grupo são menores, o processo é muito difícil. A paixão nos guia, tem que saber jogar nas onze

NILCE FRAN, presidente e enredo este ano da Rosa de Ouro

 ??  ??
 ?? FOTOS FÁBIO COSTA ?? Em um único barracão, em Oswaldo Cruz, artesãos e carnavales­cos das escolas realizam suas criações
FOTOS FÁBIO COSTA Em um único barracão, em Oswaldo Cruz, artesãos e carnavales­cos das escolas realizam suas criações
 ??  ?? Presidente da Vila Santa Tereza, Patrícia Drummond até dorme no barracão para ajudar no que for preciso
Presidente da Vila Santa Tereza, Patrícia Drummond até dorme no barracão para ajudar no que for preciso
 ??  ?? Nilce é auxiliada por Luiz das Faixas, líder do barracão da Rosas de Ouro
Nilce é auxiliada por Luiz das Faixas, líder do barracão da Rosas de Ouro
 ??  ?? Carnavales­co Caaio Araujo já foi mestre-sala e diretor de Carnaval
Carnavales­co Caaio Araujo já foi mestre-sala e diretor de Carnaval

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil