O Dia

CHUVA DE ÂNIMO

Abençoados pela chuva, foliões saíram pelas ruas do Rio comandados por blocos, como Bola Preta, Céu na Terra e Banda de Ipanema

-

O sol não apareceu, mas para o carioca não existe tempo ruim no Carnaval. No primeiro dia oficial da folia, blocos arrastaram multidões.

Foi dada ontem a largada para o Carnaval carioca, com o desfile de 58 blocos autorizado­s pela Prefeitura do Rio. E não teve chuva que estragasse o primeiro dia oficial de folia: ao longo do dia, cerca de um milhão de foliões marcaram presença nos festejos. A abertura dos trabalhos ficou por conta do Céu na Terra, que saiu às 7h30, em Santa Teresa. Em seguida, às 9h, foi a vez do Cordão do Bola Preta, que, como manda a tradição, arrastou uma multidão pelas ruas do Centro: segundo a Riotur, 630 mil pessoas estiveram no bloco.

O desfile do ‘Bola’ saiu da Rua Primeiro de Março e seguiu até a Avenida Presidente Antônio Carlos. Com o tema ‘Tradição, paz, amor e Folia’, o bloco, que desfilou pela 102ª vez, homenageou duas cantoras que fazem parte de sua história: Elizeth Cardoso, comemorand­o também centenário de nascimento, e Carmem Costa, intérprete que deu voz ao hino do Cordão.

Em um dos trios estavam presentes a rainha do bloco, a atriz Paolla Oliveira, o padrinho Neguinho da Beija-Flor, a porta-estandarte Leandra Leal, a madrinha Maria Rita e a musa do bloco, Selminha Sorriso.

No cortejo, o público foi embalado por sambas e marchinhas. As músicas contagiava­m o casal Ana Paula Soares e Roberto Lima — ambos de 38 anos —, que não perde um desfile do bloco. “Carnaval sem Bola Preta não é Carnaval. O Bola é referência para a gente há mais de 20 anos. Pode chover, mas estamos aqui”, disse a professora, que foi fantasiada de caneta azul com o marido.

Mas nem tudo foi alegria. No bloco mais tradiciona­l do Rio, policiais do 5º BPM (Praça da Harmonia) prenderam dois homens com drogas em um dos pontos de revista. Os militares apreendera­m ainda seis facas, cinco tesouras, sete chaves de fenda, um canivete, dois alicates, quatro estiletes, dois simulacros, uma arma de choque e garrafas.

Reportagem Felipe Gavinho, Lucas França, Marcelo Bertoldo, Marina Cardoso e Waleska Borges

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? Céu na Terra atraiu sete mil pessoas às ladeiras de Santa Teresa; criativida­de dos foliões deu o tom do desfile
Céu na Terra atraiu sete mil pessoas às ladeiras de Santa Teresa; criativida­de dos foliões deu o tom do desfile
 ??  ?? Fantasias de memes e de perfis de redes sociais marcaram presença no Bloco Céu na Terra
Fantasias de memes e de perfis de redes sociais marcaram presença no Bloco Céu na Terra
 ??  ?? Ana Soares e Roberto Lima se divertiram no Bola Preta fantasiado­s de caneta azul
Ana Soares e Roberto Lima se divertiram no Bola Preta fantasiado­s de caneta azul
 ??  ?? Mais tradiciona­l bloco do Rio, Cordão do Bola Preta reuniu 630 mil foliões no Centro da cidade
Mais tradiciona­l bloco do Rio, Cordão do Bola Preta reuniu 630 mil foliões no Centro da cidade

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil