O Dia

COMO NÃO CAIR EM FAKE NEWS

Pesquisa dá dicas para usuários de internet não serem vítimas de notícias falsas. Aposentado­s do INSS recebem corrente via WhatsApp para fazer prova de vida

- MARTHA IMENES martha.imenes@odia.com.br

Otema é a proliferaç­ão de fake news via internet e WhatsApp. Os números são alarmantes: 62% dos brasileiro­s não sabem identifica­r ou não têm certeza se conseguem diferencia­r se uma notícia na internet é falsa ou verdadeira. Esta é uma das conclusões do estudo Iceberg Digital feito pela Kaspersky, companhia de cibersegur­ança, em parceria com a empresa de pesquisa Corpa. E um dos alvos prediletos de cibercrimi­nosos são os aposentado­s e pensionist­as do INSS, que todo ano recebem mensagens com a mesma isca: fazer a prova de vida anual.

Uma corrente que circula por aplicativo­s de mensagem diz que aposentado­s e beneficiár­ios do INSS precisam comprovar que estão vivos até o dia 28 de fevereiro para não terem o pagamento suspenso ou bloqueado. Segundo a mensagem falsa que circula pelo WhatsApp, teria havido uma mudança de regra no início do ano, que não foi informada pelos bancos nem pelo INSS.

O instituto informou que a corrente é falsa e que as regras não foram alteradas pelo governo. O aposentado ou pensionist­a só precisa ir pessoalmen­te ao banco onde recebe o pagamento - seja via conta-corrente, conta-poupança ou cartão magnético - e fazer a prova de vida uma vez por ano. Ou seja, a cada 12 meses, depois da última atualizaçã­o de dados.

“Existem bancos que usam a data do aniversári­o da pessoa, assim como há os que convocam o beneficiár­io no mês anterior ao vencimento da fé de vida”, explicou o INSS. Cabe ao banco informar ao segurado, seja no caixa eletrônico, por site ou carta, que chegou sua hora de fazer a prova de vida.

O processo é simples: basta apresentar um documento oficial com foto (identidade, carteira de motorista) no banco que recebe o pagamento. Há instituiçõ­es que fazem o reconhecim­ento por meio de biometria em caixas eletrônico­s.

Ações aparenteme­nte inofensiva­s podem gerar enormes danos pessoais e profission­ais

FABIO ASSOLINI, analista sênior da Kaspersky

 ?? ARTE PAULO MáRCIO ??
ARTE PAULO MáRCIO
 ?? DIVULGAÇãO ??
DIVULGAÇãO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil