O Dia

Problemas na evolução prejudicam agremiaçõe­s

Buracos na pista foram vistos nos desfiles da União da Ilha e Grande Rio. Tuiuti e Estácio não empolgaram

-

Na primeira noite do Grupo Especial, as arquibanca­das da Marquês de Sapucaí também viram passar os desfiles da Estácio de Sá, Paraíso do Tuiuti, Grande Rio e União da Ilha. Das quatro escolas, a que mais empolgou o público foi a União da Ilha. Com o enredo ‘Nas encruzilha­das da vida, entre becos, ruas e vielas, a sorte está lançada: Salve-se quem puder!’, a agremiação abordou os problemas enfrentado­s por moradores de favelas, como miséria, violência e falta de educação de qualidade. Porém, problemas de evolução, que resultaram num grande buraco no meio da Avenida, fizeram a escola terminar o desfile com um minuto de atraso.

O carro abre-alas foi o que mais chamou atenção do público. Ele trazia quatro helicópter­os acoplados nas laterais, que simbolizav­am o voos rasantes das aeronaves, de onde agentes das forças de segurança efetuam disparos durante operações policiais nas comunidade­s do Rio. A representa­ção impression­ou a foliã de São Paulo Gracy Medeiros, que assistia da arquibanca­da: “Sobrevoam as favelas tão baixinho assim?”, comentou.

Problemas na evolução dos componente­s também prejudicar­am o desfile da

Grande Rio, que contou a história de Joãozinho da Gomeia, pai de santo negro e gay que atendia políticos e celebridad­es em seu terreiro, em Duque de Caxias. Apesar da exuberânci­a das alegorias e alas, a agremiação deixou alguns buracos na pista e seu abre-alas entrou desacoplad­o na Avenida.

Os pontos altos da Grande Rio foram a bateria, que empolgou o público com uma paradona com ritmos afro, e a Comissão de Frente. Assinada pelo casal Helio e Beth Bejani, ela trouxe representa­ções de orixás e índios. “O público ficou encantado. Acredito que os eventuais problemas de evolução não vão nos prejudicar”, disse Beth Bejani.

Apesar de não ter empolgado o público, a Paraíso do Tuiuti se destacou pelo bom gosto do carnavales­co João Vitor Araújo, em fantasias e alegorias exuberante­s e impecáveis. Na Comissão de Frente, a encenação do encontro de São Sebastião com Dom Sebastião impression­ou pelo realismo.

Já a Estácio de Sá apresentou um desfile morno. A empolgação dos componente­s não contagiou o público e houve inconsistê­ncias nas alegrias, que caíam de qualidade conforme a evolução da escola na Avenida.

IO DIA

 ?? LUCIANO BELFORD ?? O carro abre-alas da Paraíso do Tuiuti trouxe imagem de São Sebastião
LUCIANO BELFORD O carro abre-alas da Paraíso do Tuiuti trouxe imagem de São Sebastião
 ??  ?? Carro abre-alas da União da Ilha do Governador: crítica às operações policiais com helicópter­os nas favelas do Rio de Janeiro
Carro abre-alas da União da Ilha do Governador: crítica às operações policiais com helicópter­os nas favelas do Rio de Janeiro
 ?? DANIEL CASTELO BRANCO ?? A atriz Paolla Oliveira desfilou à frente da bateria da Grande Rio
DANIEL CASTELO BRANCO A atriz Paolla Oliveira desfilou à frente da bateria da Grande Rio
 ?? DHAVID NORMANDO/DIVULGAÇÃO RIOTUR ??
DHAVID NORMANDO/DIVULGAÇÃO RIOTUR
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil