O Dia

Bloco Sargento Pimenta, no Aterro, recebe maior público do dia e comemora dez anos de Carnaval

Meio milhão de foliões nas ruas na segunda

- LUCAS CARDOSO lucas.cardoso@odia.com.br

Asegunda-feira útil de Carnaval foi movimentad­a para os cariocas e turistas que foram às ruas acompanhar os blocos. De acordo com estimativa­s da Riotur, quase meio milhão de pessoas acompanhar­am os cortejos dos mais de 40 blocos que desfilaram na cidade. No Aterro do Flamengo, no Centro, o Sargento Pimenta, fez, sozinho, 340 mil pessoas dançarem ao som de Beatles.

Em seu décimo ano de Carnaval de rua, o bloco iniciou sua programaçã­o às 8h da manhã e manteve o ritmo até às 14h. Novidade para esse ano no desfile foi a participaç­ão da cantora Lucy Alves, que emprestou sua voz ao grupo que tem mais de 100 integrante­s.

Já na Zona Sul, a orla do Leme ficou movimentad­a com o cortejo do bloco Virtual.

Com o tema “Essa sede pode me matar”, que foca na crise da água enfrentada pela população carioca, o desfile arrastou mais de seis mil pessoas do Posto 2 até a praça do Leme.

Além de marchinhas tradiciona­is, como “ô abre alas”, o cortejo deste ano também contou com uma intervençã­o artística que retratava a sujeira da água. “Carnaval não é só brincadeir­a. Aqui também falamos de coisa séria. Isso que acontece com a nossa água é seríssimo”, comenta a estudante de Artes Cênicas, da Unirio, Natasha Pasquini, de 28 anos.

No Humaitá, o Bloco de Segunda, fez até quem estava nas varandas dos prédios no Largo dos Leões sambar.

Na rua, as fantasias elaboradas ditaram o ritmo da folia. O casal Lúcia Schmitt, de 64, Flavio Crisbel, 59, se vestiram de Chiquinha e Chaves, personagen­s do seriado mexicano.

Segundo estimativa da Riotur, o bloco arrastou cerca de nove mil pessoas pelas ruas do bairro na Zona Sul.

O ritmo de blocos desfilando por toda a cidade continua hoje com destaque para os blocos Fervo da Lud, Carmelitas e Orquestra Voadora, no Centro.

Nas zonas Sul, Norte e Oeste, os destaques são Bagunça Meu Coreto (Laranjeira­s), Banda de Ipanema (Ipanema), Banda do Largo da Segunda-Feira (Tijuca) e Morde e Assopra (Bangu).

Carnaval não é só brincadeir­a. Aqui também falamos de coisa séria. Isso que acontece com a água é seríssimo NATASHA PASQUINI, estudante de Artes

 ??  ?? Casal se fantasia de Chaves e Chiquinha no Bloco de Segunda
Casal se fantasia de Chaves e Chiquinha no Bloco de Segunda

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil