O Dia

Damares Alves facilita diálogo com a CNBB

Ministra tenta desfazer conflitos da relação do presidente com os religiosos

- > Brasília, Distrito Federal

Com aval do presidente Jair Bolsonaro, a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, assumiu o papel de interlocut­ora do governo com a Conferênci­a Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Primeira integrante da equipe bolsonaris­ta a manter uma reunião de trabalho com a entidade da Igreja Católica, Damares tenta construir pontes e desfazer conflitos que marcam a relação do presidente com os religiosos.

“Ai da política se não fosse a Igreja”, disse a ministra ao sair do encontro com a cúpula da CNBB, na última quarta-feira. Pastora da Igreja Batista da Lagoinha, uma denominaçã­o protestant­e, a ministra fez uma reverência à importânci­a da Igreja num país de maioria católica, mesmo com o cresciment­o dos evangélico­s, aliados preferenci­ais de Bolsonaro.

Há um histórico de atritos entre a CNBB e Bolsonaro que remonta à campanha eleitoral, quando o então candidato do PSL apareceu em vídeo dizendo que a entidade - comandada pela ala do clero considerad­a progressis­ta, que atuou contra o regime militar - era “a parte podre da Igreja Católica”.

A pedido de Damares, a CNBB abriu suas portas em Brasília para ouvir explicaçõe­s sobre projetos do governo. A ministra fez acenos de parceria em ações sociais para crianças, jovens e idosos e afirmou aos bispos que há católicos entre seus principais assessores.

A ministra construiu uma aproximaçã­o com a Igreja em 2019 e sua equipe costuma receber assessores da CNBB.

 ?? VALTER CAMPANATO/AGÊNCIA BRASIL ?? Damares Alves pode ser um elo entre o governo e a CNBB
VALTER CAMPANATO/AGÊNCIA BRASIL Damares Alves pode ser um elo entre o governo e a CNBB

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil